Re: ao moderador desta lista

On Tue, 06 Jan 2004 03:05:49 GMT
Gilberto F da Silva <gfs1989.listas@gmx.net> wrote:

> 	Afinal de contas, supõe-se que quem entrou na lista é para discutir
> sobre tópicos da lista.

Sim, porém perceba que ninguém deve ser obrigado a responder para a lista. Há muitas discussões em que não teríamos tanto ruído se os assinantes pesassem bem se vale ou não enviar a mensagem para a lista ou não. O que ocorre é que o "Reply-to" é excessivamente determinante. Os clientes de correio eletrônico o respeitam demais e isso acaba com a possibilidade de escolha de quem estiver respondendo, o que é ruim pelo que entendo. Sei que estamos mal acostumados com o comportamento de alguns servidores grandes como o Yahoo! que por padrão usam o Reply-to, porém entendo também a opção do lists.debian.org e de outras listas que usam o header certo para isso, respeitado por clientes como o sylpheed.

> 	Essa discussão é um tanto inútil porque quem possui o poder de
> alterar isso não está lendo essa discussão e nem entende o nosso
> idioma.

Há apenas administradores, voluntários como todo o Debian. Quem detém o poder somos nós todos. Se você realmente quer ser entendido diretamente pelos que julga possuírem o poder, envie-me um e-mail em português com os remetentes que você acha que deveriam ler seus argumentos que eu traduzo para o inglês e encaminho pra você.

> 	Essa lista vai continuar do jeito que está. Apesar do pessoal  do
> Debian ser tão cuidadoso com algumas coisas, vamos continuar recebendo
> mensagens em HTML, vírus e até mesmo spam.

Quanto a mensagens HTML não há muito o que fazer além de educar os assinantes. Conheço poucas listas que barram HTML, engraçado que uma delas nem é da área de tecnologia, é a tribuna@samba-choro.com.br

Quanto aos vírus, me parece que a maioria que nos chega vem com remetente falsificado (faz parecer que vem pela lista) que os temíveis "vírus"(em outros sistemas operacionais chinfrins) aprenderam a fazer.

Sobre o spam, me parece que está sendo usado um sistema de lista negra nos servidores do Debian. Cabe a nós denunciar os eventuais spams que chegarem.

Abraços,

Luis Alberto.

--
	Luis Alberto Garcia Cipriano - lagc@cipsga.org.br