Re: ppp & masq

Em Dom, 2003-11-09 às 21:41, Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra
escreveu:
> 	Tenho aqui um sistema que quero que sirva de gateway
> para dois outros com uma conexão ppp hoje, daqui a pouco cabo.
>
> 	Dúvida: achei mil HOWTOs: diald, masquerading, etc.
> Muitos são específicos de Red Hat, outros não levam em consideração ppp...
> e acho que eu estou zureta demais para escolher qual mais adequado.
>
> 	Portanto, pergunta: há algum HOWTO específico para Debian?
> Fiquei até com a impressão que bastaria configurar ppp, ipmasq e bind9,
> mas não tenho certeza...

Há o guia focalinux produzido pelo Gleydson (O guia é baseado na
Debian). Talvez seja a melhor referência Debian em pt_BR que exista, na
categoria avançado há um guia muito bom sobre iptables. A url é
http://focalinux.cipsga.org.br

Tem também a documentação a própria documentação do netfiltes/iptables,
desse uma olhada lá? O que você quer fazer só necessita apenas do
iptables (isso em relação ao compartilhamento de conexão). Url é
www.netfilter.org, mas isso vc já sabe não é?

www.iptables.cjb.net é uma boa referência também em relação a
configuração do firewall. Qnd passar pra conexão a cabo é interessante
você analisar o uso de NAT ao invés de Masquerade... Mas isso aí é
assunto pra outra conversa. =P

--
José Oliveira <oliveira@ofm.com.br>
Graduando em Ciência da Computação