Re: ppp & masq

No dia 09/11/2003 às 22:41,
Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra <leandro@dutra.fastmail.fm> escreveu:

> 	Tenho aqui um sistema que quero que sirva de gateway
> para dois outros com uma conexão ppp hoje, daqui a pouco cabo.

Pretende implementar também  um servidor proxy ou  apenas compartilhar conexão
"diretamente" entre as outras máquinas?

> 	Dúvida: achei mil HOWTOs: diald, masquerading, etc.
> Muitos são específicos de Red Hat, outros não levam em consideração ppp...
> e acho que eu estou zureta demais para escolher qual mais adequado.
>
> 	Portanto, pergunta: há algum HOWTO específico para Debian?
> Fiquei até com a impressão que bastaria configurar ppp, ipmasq e bind9,
> mas não tenho certeza...

Usar  um  script firewall/iptables  está  fora  dos seus  planos? Para  migrar
futuramente entre  ppp (discado)  e eth (cabo),  bastaria você  reconfigurar a
interface externa, de pppx para ethy.

--
Douglas Augusto