Re: Evolution e computador lento

No dia 09/10/2003 às 10:36,
biande <biande@pop.com.br> escreveu:

> Bom dia lista!
>
> Concordo com você Marcio, a Trolltech é uma empresa que desenvolveu um produto
> muito bom EMHO. Não considero o QT um produto mal feito, alias acho até que é
> muito bem feito. O problema do QT não é do QT é do compilador c++ (pelo menos
> foi o que o Maragato falou em uma entrevista), fazendo com que todos os
> código c++ tenham uma execução lenta. Já quanto ao GTK, também considero um
> bom projeto, mas até a versão 2 não me parecia que tinha o mesmo
> profissionalismo do QT. Agora na versão 2 acho que está a mesma altura (até
> [...]

Vou tecer alguns palpites (no-flames). Não gosto do Qt por dois pontos:

-  Tem  uma  licença  não  muito  clara  e  uniforme. Resumindo,  ora  pode-se
desenvolver  livremente  (em  Linux),  ora  precisa  pagar  pela  licença  (em
Windows). Não importo nem um pouco em programar para Windows, mas só o fato de
haver restrição já me "assusta", tira a liberdade.

-  Mas o  pior motivo  é que  a  compilação Qt  existe uma  série de  manobras
acrobáticas (MOC - Meta Object Compiler) envolvendo pré-processador não padrão
da linguagem ANSI C++.

Mas de fato não  acho que isso prejudique em termos  de desempenho. O KDE pode
ser  um pouco  mais  lento  por tentar  trazer  quase  um sistema  operacional
completo dentro de um desktop. Tudo  depende também da organização interna das
bibliotecas para suportar as aplicações.

O  GTK+  é  um  ótimo  toolkit, bastante  maduro  e  eficiente,  para  C. Mas,
pessoalmente, em se  tratando de toolkits, estou com o  FLTK e wxWindows. Este
último já existe a mais de 10 anos.

Quanto aos compiladores  C e C++, geram objetos  virtualmente equivalentes (em
espaço e  tempo de  execução), a  não ser  que você  utilize recursos  C++ que
sobrecarreguem o sistema, como  funções virtuais e por aí vai.  É o preço pela
flexibilidade e "elegância".

--
Douglas Augusto