Re: Desligamento Debian

No dia 07/09/2003 às 13:38,
"Max M. Velasques" <max_mv@myrealbox.com> escreveu:

> Eu sou novo no Debian e na lista e estou com algumas duvidas meio bobas:
>
> 1) Como faço para que ao desligar o sistema o computador seja desligado?
> Eu já ativei o APM, porém mesmo assim não funciona, eu já tentei os comandos
> poweroff, shutdown -h, halt e eles apenas desligam o sistema mas não
> desligam a fonte.
> Isto funciona nas outras distros como RH etc.

Utilize o utilitário 'modconf', como root. Se não tiver, instale com o apt-get.

#apt-get modconf

Dentro de modconf, vá em 'kernel/arch/i386/kernel e habilite a opção 'apm'
(Advanced Power Management BIOS support).

> 3) Como fazer para arquivos no formato DOS sejam mostrados corretamente no
> VI?
> Pois se edito algum arquivos no formato do DOS no VI, no final de cada linha
> fica os caracteres ^M .

Pode usar os utilitários 'dos2unix' e 'unix2dos', que convertem formato de
arquivos DOS para Unix e Unix para DOS, respectivamente. Se não me engano estão
no pacote 'sysutils'.

--
Douglas Augusto