Re: Desligamento Debian

"Max M. Velasques" <max_mv@myrealbox.com> writes:

Olá Max.

> Eu sou novo no Debian e na lista e estou com algumas duvidas meio bobas:

Seja bem-vindo.

Manda ver... Posso responder apenas 2 e 4.

> 1) Como faço para que ao desligar o sistema o computador seja desligado?
> Eu já ativei o APM, porém mesmo assim não funciona, eu já tentei os comandos
> poweroff, shutdown -h, halt e eles apenas desligam o sistema mas não
> desligam a fonte.
> Isto funciona nas outras distros como RH etc.

Não sei. Funciona aqui prá mim com

# shutdown -h now

> 2) Como configurar corretamente os caractéres que são mostrados no console?
> Pois tanto mensagens de programas em português, e arquivos texto editados
> por exemplo no VI não mostram caracteres com ã, á, à, mostram um
> emaranhado de letras e numeros em seu lugar.

Trecho do arquivo /etc/console-tools/config:

#SCREEN_FONT=iso01.f16
#SCREEN_FONT_vc2=LatArCyrHeb-16
#
#APP_CHARSET_MAP=iso05
#APP_CHARSET_MAP_vc2=user
#
# Set the following - more euro-friendly default than kernel font.
SCREEN_FONT=lat9u-16
^^^^^^^^^^^^^^^^^^

Observe a fonte em uso. Não funcionando esta, comente-a e tente a

SCREEN_FONT=iso01.f16

Após alterar o arquivo, rode, como root

# /etc/init.d/console.sh restart

Funcionou?

> 3) Como fazer para arquivos no formato DOS sejam mostrados corretamente no
> VI?
> Pois se edito algum arquivos no formato do DOS no VI, no final de cada linha
> fica os caracteres ^M .

Não sei.

> 4) Quando uso o Kernell "bf24" por exemplo a imagem do "Pinguim" aparece
> na inicialização do sistema, porém como foi necessário eu recompilar o
> kernel para poder instalar o driver da NVDIA, o pinguim não aparece mais.
> Como faço para ele aparecer novamente?

Veja:

~ $ apt-cache show linuxlogo
Package: linuxlogo
Section: misc
Installed-Size: 248
Maintainer: Steve Kostecke <steve@debian.org>
Architecture: i386
Version: 4.07-0.1
Depends: libc6 (>= 2.3.1-1)
Filename: pool/main/l/linuxlogo/linuxlogo_4.07-0.1_i386.deb
Size: 58340
MD5sum: 84012e8f50ec9e6022f46b1546ef147c
 A Color ANSI Logo with some system information that can be
 displayed at system boot time or, with some local configuration, at
 the login prompt. Four different Logos are available:
 Debian Swirl(default), Debian Banner, Tux Classic and Banner.
 .
 The Classic and Banner Logos are based on Larry Ewing's Penguin.
 Monochrome ASCII versions of all the logos are included.

É isto? Se não me engano, o kernel deve ter suporte a frame buffer para
o logo funcionar.

> Obrigado!!
>
> Max

djí nada

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk
chave (GnuPGP): http://www.marciotex.hpg.com.br/keypub_8709626B.asc
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!