Desligamento Debian

Eu sou novo no Debian e na lista e estou com algumas duvidas meio bobas:

1) Como faço para que ao desligar o sistema o computador seja desligado?
Eu já ativei o APM, porém mesmo assim não funciona, eu já tentei os comandos
poweroff, shutdown -h, halt e eles apenas desligam o sistema mas não
desligam a fonte.
Isto funciona nas outras distros como RH etc.

2) Como configurar corretamente os caractéres que são mostrados no console?
Pois tanto mensagens de programas em português, e arquivos texto editados
por exemplo no VI não mostram caracteres com ã, á, à, mostram um
emaranhado de letras e numeros em seu lugar.

3) Como fazer para arquivos no formato DOS sejam mostrados corretamente no
VI?
Pois se edito algum arquivos no formato do DOS no VI, no final de cada linha
fica os caracteres ^M .

4) Quando uso o Kernell "bf24" por exemplo a imagem do "Pinguim" aparece
na inicialização do sistema, porém como foi necessário eu recompilar o
kernel para poder instalar o driver da NVDIA, o pinguim não aparece mais.
Como faço para ele aparecer novamente?

Obrigado!!

Max

---