Re: distribuição linux

No dia 21/08/2003 às 15:33,
Marcio de Araujo Benedito <china@pbh.gov.br> escreveu:

> As grandes sacadas do cara que montou o kurumin foram:
>
> 1)coloca-lo para funcionar em portugues brasileiro;

Ou melhor, coloca-lo para funcionar em português por padrão, evitando possíveis
dores de cabeça como no Debian.

> 2)torna-lo enxuto (tem apenas 190MB e pode ser gravado num mini cd);

Isto é uma vantagem duvidosa. Primeiro porque os mini CDs não são tão
populares e alguns leitores não o aceitam. Segundo porque esta parcimônia pode
perecer a médio/longo prazo, obrigando o usuário a baixar manualmente os
pacotes que foram boicotados. O mini CD é mais para criar um status diferente,
mas na prática é questionável.

> 3)colocar nele as "novidades"

Como assim novidades? As últimas versões dos aplicativos (unstable).

Eu acrescentaria uma não citada virtude, que para muitos pode ser a mais
importante: reconhecer uma grande gama de hardware automaticamente.
Principalmente muito dos soft modems.

O Kurumin pode ser entendido como um "ponta pé" inicial, quando comparado ao
Debian. Porque teoricamente ele abstrai (facilita) do usuário aquelas etapas
tortuosas de instalação, detecção de hardware, e boa parte da configuração.
Passada esta etapa, pode-se efetivamente ser manipulado como o Debian.

--
Douglas Augusto