Re: Problemas com fontes TT em apps GTK2 - solução

On Mon, 28 Jul 2003 18:47:08 -0300
"Ronaldo Reis Jr." <chrysopa@insecta.ufv.br> wrote:

> Galera,
>
> depois de muito fuçar, descobri o problema, apresar de não fazer o
> menor sentido para mim.
>
> foi so eu fazer um link em /usr/share/fonts/truetype apontando para
> /usr/lib/X11/fonts/TrueType.

Depois de muito fuçar, você resolveu seguir o primeiro passo que eu
havia te recomendado, abaixo transcrito:

|1º passo: coloque as fontes num diretório especificado no
| /etc/X11/XftConfig. Por padrão, esses diretórios costumam ser
| /usr/share/fonts/truetype e ~/.fonts;

É em /usr/share/fonts/truetype que o XFT busca as fontes, por padrão.
Vários programas em gtk2, senão todos, têm migrado para o xft.

O seu problema, ao que parece, era que o XFT não achava as fontes.
Programas como wmaker ainda não usam o xft e, por isso, encontravam as
fontes. De KDE eu não entendo muito.

No texto que eu havia te passado, localizado em
http://jerakeen.org/programming/bluecurve, o autor explica claramente
que o conjunto de fontes informado ao XFT não tem nada a ver com as
fontes informadas ao X. Se você quiser o gnome 2 com fontes true type,
por exemplo, não adianta instalá-las no X. Tem que informá-las ao XFT.

> Estou aguardando o dia em que o linux terá um sistema de fontes
> gerenciável, é um milhão de tipos de fontes e locais totalmente
> diferentes. talvez o defoma ajude a organizar este caos, mas ainda nào
> entendi o seu princípio e tenho medo de fazer cagada.

Todos aguardamos esse dia. Ele deve chegar quando todos os programas
passarem a utilizar o XFT, que é o futuro do Linux nessa área. Até lá,
resta conviver com o problema.

Flávio Cardoso.