Re: Problemas com fontes TT em apps GTK2

Os programas escritos em gtk2 utilizam o moderno xft (X Free Type). Para
que eles passem a reconhecer as fontes TTF, é só dizer-lhe onde estão.

http://jerakeen.org/programming/bluecurve

1º passo: coloque as fontes num diretório especificado no
/etc/X11/XftConfig. Por padrão, esses diretórios costumam ser
/usr/share/fonts/truetype e ~/.fonts;

2º passo: execute o comando

	xftcache /usr/share/fonts/truetype

	(ou xftcache ~/.fonts, dependendo de onde você pôs as fontes);

3º passo: ative o antialiasing alterando a seguinte variável de
ambiente:

	export GDK_USE_XFT=1

4º passo: dê uma lida nessa página para entender um pouco mais do
assunto:

	http://jerakeen.org/programming/bluecurve

	O trecho abaixo foi bastante esclarecedor, ao menos para mim:

"Ok, here is where people are always having problems. This tends to
happen because either a) they've never dealt with X fonts before ever,
or b) They have dealt with X fonts before and therefore think they know
what they're doing. Here's the secret - FT/fontconfig-using apps get
their fonts only through XFT, and don't use X fonts, so your XFT fonts
and X fonts are two independant sets, and the app will only use one of
the sets.

Therefore, the fonts your gtk-1/gtk-2 (non-aa) apps are using are coming
from the X server, specified in /etc/X11/XF86Confg-4, whatever. These
don't change. The fonts your Xft apps are using come from the fontpaths
specified in /etc/X11/XftConfig or ~/.xftconfig."

> Nao sei, mas eu uso um servidor de fontes TT. A pesar de eu ler
> diariamente how-tos que dizem que as fontes TT sao suportadas
> nativamente pelo X, eu NUNCA consegui obter sucesso sem usar o xfstt!

Usar um servidor é questão de opção ou, em redes, até de necessidade. É
um pouco trabalhoso configurar as TTFs no X, mas não tem mistério.
Mandei uma mensagem há alguns dias ensinando isso passo a passo. Ei-lo:

1º passo) crie um diretório onde quer colocar as fontes, ou então use
algum
diretório existente. Se você tiver permissão de root, pode colocar em
algum lugar para que todos os usuários a utilizem, tal como
/usr/X1R6/lib/X11/fonts/MinhasTTF. Se não for root, pode colocá-las em
algum diretório tal como ~/.fonts;

2º passo) certifique-se de que o diretório criado tenha a permissão
drwxr-xr-x;

3º passo) copie as fontes para esse diretório. Certifique-se de que só
haja
letras minúsculas em seu nome. A permissão das fontes deve ser
-rw-r--r--;

4º passo) acesse o diretório das fontes e execute o comando

	ttmkfdir > fonts.scale

	Talvez seja necessário instalar o ttmkfdir (apt-get install ttmkfdir);

5º passo) ainda dentro desse diretório, execute

	mkfontdir

6º passo) Informe o novo diretório das fontes ao X. Faça isso
adicionando o seu caminho diretamente no arquivo /etc/X11/XF86Config-4,
como root. No meu caso, a seção de fontes desse arquivo ficou assim:

Section "Files"
#OBS: ESSA PRIMEIRA LINHA TEM A VER COM O XFS
        FontPath        "unix/:7100"          # local font server

# if the local font server has problems, we can fall back on these
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/misc"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/cyrillic"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/100dpi/:unscaled"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/75dpi/:unscaled"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/Type1"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/Speedo"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/100dpi"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/75dpi"
# Coloquei minhas fontes no diretório abaixo
        FontPath        "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/MinhasTTF
EndSection

7º passo) execute o comando xset rehash

8º passo) Esse é opcional. Se você não for o root, ainda assim pode
informar as fontes ao X usando o comando
xset:

	xset fp+ /caminho/do/diretório/das/fontes
	xset rehash

	terá que repetir os comandos a cada reinicialização, ou adicioná-los ao
~/.bash_profile.

Espero ter ajudado.