Re: Win2000 x Linux

Bom, acho que o problema é que vc não deve ter configurado o samba no
Debian. primeiro baixe o samba
$apt-get install samba

Depois, entre no /etc/samba/ e edite o smb.conf
onde está escrito WORKGROUP = , insira o nome da sua rede....

Depois disso, o komba2 provavelmente vai achar os computadores da sua rede,
mas não vai acessar os arquivos, porque vc precisa se logar. Para isso, se
não me engano (pois faz muito tempo que não mexo com o komba2), clique com o
botão direito em cima do computador que vc quer acessar e vai ter algo do
tipo, logar como ou algo do tipo. Daí, insira seu usuário e senha da rede
para acessar esse micro. Depois, se vc quiser montar um driver, é só clicar
com o botão direito novamente e clicar em "mont as...". direcione o local
onde vc quer que monte e pronto

Primeiro, concordo com o leandro, evite colcoar duas perguntas numa mesma
mensagem. Mas, tudo bem....
para acesasr o debian através do W2000 vc tem que editar no smb.conf os
diretórios que poderão ser acessados....
depois que configurar, vc pode deixar que qualquer usuário acesse ou só
usuários pertencentes ao samba. Se o usuário tiver que pertencer ao samba,
acrescente seu usuário da rede no samba com o comando
$ smbpasswd -a nome_do_usuário
ele vai pedir uma senha. coloque a mesma senha da rede e não haverá
problemas....
Resumi bastante essa resposta, mas se der algum problema ou restar alguma
duvida, escreva novamente, ok??
Quanto às impressoras, isso eu já não entendo bem, então deixo a resposta do
Leandro....
> O MS W2K acessa impressoras lp.  Basta criar uma "porta" na
> configuração da impressora no MS W2K informando <hospedeiro>:porta
> onde <hospedeiro> := [<nome.dns>|<endereço.ip>].

Até mais

Daniel