Sylpheed (e outros) com fontes enormes

Olá a todos,

estou com um problema que está me incomodando,
eu recentemente instalei o Gnome2 no meu Debian Woody, porém agora eu observei que
alguns programas como por exemplo o Sylpheed (e outros usando GTK1) ficam as fontes
enormes, e não há como configurá-las, é um saco para usar o programa;
Eu observei também que se eu rodar o Sylpheed por exemplo como root, ele fica com as fontes pequenas
(não sei se configuráveis), acredito que seja algum direito de acesso a algum arquivo, que não estou con-
seguindo acessar como usuário comum, mas como não sei como funciona o sistema de fontes do Linux, não
 sei como proceder, alguém sabe como resolver isto ?

Obrigado por qualquer ajuda.

Sucesso a todos

Flavio Alberto