Re: spam

Olah!

Naum existe uma resposta unica para o bloqueio de spam (assim como naum existe
para o bloqueio de virus), no entanto o que tenho percebido eh que as
melhores solucoes saum:

SPAM: filtros bayesianos (bogofilter, DSPAM, spamprobe)
VIRUS: antivirus abertos (clamav, openantivirus)

Para spam eh simples: naum hah uma formula magica para bloquea-los
simplesmente pq os spammers modificam seus metodos frequentemente, logo naum
existe uma maneira estatica otima para filtra-los. Os filtros bayesianos
aprendem, e se o spam se modifica, ele se modifica tb. Eh um show! Meu
bogofilter com mais de 60mil spams cadastrados tem uam taxa de falso-negativo
de 0,01% (serio! calculado com os ultimos 1000 spams que recebi), e de
falso-positivo de 0,03%

Para virus, naum eh necessario bloquear 100% dos virus, eh necessario bloquear
os virus que causam epidemias. Os AVs abertos fazem isso muito bem, e estaum
em franco desenvolvimento.

[]s

Pablo

--