RE: spam

Ricardo,

	Desculpe, mas sistemas baseados em unix estao sendo usados ha mais de 30
anos para proteger informacoes muito mais importantes que cartas digitadas
por secretarias. O que acontece e que sistemas unix sao projetados para
serem mais seguros que sistemas para desktop, mesmo que isso implique em
tornar o sistema menos pratico para o usuario final, e tambem que
administradores de sistemas unix normalmente sabem o que estao fazendo.
	Hackers nao sao semi-deuses que conseguem entrar em qualquer sistema. O
que faz o unix menos atacado sao os habitos de seus administradores.
Qualquer sistema (mesmo windows), quando bem administrado, tem indices
muito baixos de invasao. A grande diferenca e que normalmente quem
administra windows acha que e so instalar e pronto. Aquele ultimo virus que
infectava MS-SQL-Servers (nao lembro o nome) usava um exploit para o qual
ja tinha patch disponivel ha mais de um ano antes.
	Acredito sim que o indice de invasoes em linux vao aumentar, mas porque
sistemas linux comecarao a ser administrados por administradores menos
atenciosos e nao porque os hackers do malzao vao resolver atacar mais.

	Thiago, quanto ao bloqueio de spam aconselho o uso de blacklists e o
spamassassin. (desculpe nao poder ajudar com sendmail, eu uso postfix); de
uma procurada que deve ter how-to disso em algum canto.

T+

 - Samuel