Re: NIS e NFS

On 4 Jun 2003, Eduardo Peters wrote:

> [...]
> "traumas" com seus arquivos, preferencialmente mesmas versões de
> programas. etc.. pois para eles (q tem pouco conhecimento) já está
> difícil de aceitar o Linux,,, e pior ainda se a cada micro que forem
> tiverem que "reaprender a usar..."
> Qto a softaware, usarei o Debian, com OpenOffice, (para começo)
> Netscape, que são dois softwares que já a algum tempo implantei em
> Windows para eles, para minimizar o "trauma da mudança"... e um software
> administrativo da Betha Sistems (que até o momento roda pelo Wine, e que
> já está em fase final de porte para o Linux)...

Se as maquinas foram homogenias ( mesmo hd, processador, placa de video,
placa mae e etc) vc pode fazer uma coisa q vai facilitar muito sua vida
cirar uma imagem do hd e poder espalhar nas outras maquinas, isso resolve
a instalação e para resolver o problema dos micro/usuarios vc instala o
NIS ele fara todo o controle de acesso.

> Nos servidores é que está o problema, terei que fazer um roteador, com
> firewall, squid, proxi e outro para a rede interna, arquivos e bancos de
> dados (postgrees para o Betha e MySQL para o Interlegis, que é um
> programa do governo para disponizilar via web as leis de todas as
> câmaras do Brasil;;;

Deixe um computador de separadado apenas para roteador/firewall, e
qualquer outro seviço vc instala em maquinas na rede interna e se quiser
liberar esse serviço pode fazer o rotemento usando NAT.

> Ah! naum esqueci de mensionar isso... tem que ter um sevidor web com
> ZOPE rodando e pegando BD de um host interno, para ficar mas fácil de
> administrar e menos pesado no servidor, pois tem que ter acesso para
> rede interna e para as outras camaras do planalto norte catarinense...(
> será o servidor web de todas as  camaras da região...

Nunca tranalhei com esse ZOPE, apenas com posgree, vc nao tem certeza q o
apache segura o tranco??

> E outro problema já foi esclecido pela lista que é o seguinte...
> Tenho um Link de rádio de 512k ---> totalmente instável...
> 		 Um ADSL 600k
> 		 e um ISDN (naum sei ainda a velocidade)
> Onde tenho que com esses tres links adeequar a melhor velocidade e
> disponibilidade (um para o Web Server e outro para acesso internet).

Para fazer essa escolha vc tem q pensar em que vai ter prioridade na sua
rede, o web server ou o acesso dos usuarios, no que ja trabalhei com dos
link's deixe o ADSL de 512K para os usuarios ja q existia um link com a
operadora de telefonia local de 256k fixo de down e up!!