Re: Rede - Route - Ifconfig

On Tue, 27 May 2003 00:38:47 -0300
"Eduardo" <eduerdo@bol.com.br> wrote:

> Depois disso, a internet volta a funcionar. No entanto, quando reinicio, tenho que fazer tudo novamente. Que arquivo devo editar para n'ao precisar fazer isso cada vez que entro no linux?

Passei por um experiência semelhante tempo atrás, é preciso alterar o arquivo
/etc/network/interfaces

Algo mais ou menos assim:

__
### etherconf DEBCONF AREA. DO NOT EDIT THIS AREA OR INSERT TEXT BEFORE IT.
auto lo ethx ethy

iface lo inet loopback

# rede interna
iface ethx inet static
        address 192.168.0.2
        netmask 255.255.255.0
        broadcast 192.168.255.255
        gateway 192.168.0.1

### END OF DEBCONF AREA.  PLACE YOUR EDITS BELOW; THEY WILL BE PRESERVED.

iface ethy inet dhcp

# atribui o endereço físico personalizado
pre-up /sbin/ifconfig hw ether XX:XX:XX:XX:XX:XX

# rota padrão através da interface eth1
up /sbin/route add default dev ethy

# carrega o script de firewall
up /etc/init.d/firewall.iptables start

# elimina a rota previamente criada
down /sbin/route del default

# encerra o script de firewall
down /etc/init.d/firewall.iptables stop
--

Dentro do escopo de uma interface (iface) você pode utilizar as diretivas
'pre-up' (comandos a executar antes), 'up' (logo após carregar a interface),

> Como minha forma de conexao a internet é através da lan, e o servidor é dhcp, essa é realmente a melhor forma de configurar meu linux para a internet funcionar?

Acho que se sua interface de rede for única (ou a primeira), as informações são
obtidas automaticamente, devendo deixar apenas (não se esquecendo da linha referente
ao 'auto' e 'lo'):

iface ethx inet dhcp

Também pode optar por

#dpkg-reconfigure etherconf