Rede - Route - Ifconfig

Eu estou com o kernel 2.4.16 do woody, e minha internet não está configurada. Quando dou ifconfig aparece eth0 com informações que acho que não são suficientes e lo.

Quando executo route, não aprece nenhuma linha. No entanto, estou fazendo o seguinte para a rede funcionar:

# ifconfig eth0 [meu ip] netmask [minha mascara]
# route add [minha rede]
# route add default gw [gateway] metric 1

Depois disso, a internet volta a funcionar. No entanto, quando reinicio, tenho que fazer tudo novamente. Que arquivo devo editar para n'ao precisar fazer isso cada vez que entro no linux?

Como minha forma de conexao a internet é através da lan, e o servidor é dhcp, essa é realmente a melhor forma de configurar meu linux para a internet funcionar?

Ate logo

Eduardo