Re: Rede - Route - Ifconfig

 > Quando executo route, não aprece nenhuma linha. No
> entanto, estou fazendo o seguinte para a rede
> funcionar:
>
> # ifconfig eth0 [meu ip] netmask [minha mascara]
> # route add [minha rede]
> # route add default gw [gateway] metric 1
>
> Depois disso, a internet volta a funcionar. No
> entanto, quando reinicio, tenho que fazer tudo
> novamente. Que arquivo devo editar para n'ao
> precisar fazer isso cada vez que entro no linux?

Voce configurou o arquivo /etc/network/interfaces ?
Pode ser seguindo o exemplo que esta no Debian
Reference
http://www.debian.org/doc/manuals/reference/ch-gateway.pt-br.html#s10.1

Ou utilize o etherconf
apt-get install etherconf  OU
dpkg-reconfigure etherconf

> Como minha forma de conexao a internet é através da
> lan, e o servidor é dhcp, essa é realmente a melhor
> forma de configurar meu linux para a internet
> funcionar?

Como é o desenho de sua lan ? Seu micro é um gateway
que da acesso a outros micros da casa ? Ou apenas se
conecta via iface de rede com o modem ?
Na primeira hipotese, realmente vc precisa de rota,
fazendo NAT para fora. Na segunda, configure como dhcp
a placa ligada ao modem.

=====
[]´s
Marco Antônio

Yahoo! Mail
O melhor e-mail gratuito da internet: 6MB de espaço, antivírus, acesso POP3, filtro contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/