Re: Tabspace no vi

On Sat, 26 Apr 2003 20:57:31 -0300, José de Paula wrote:

> O vim é modal (não tem jeito, é a idiossincrasia do vi), mas, ao
> contrário de outros clones do vi, também tem documentação online e um
> sistema de ajuda excelente.

	Correto.  Mesmo assim, eu me embanano tanto com com os comandos
em maiúsculas ou minúsculas que não me vale a pena.

> Na verdade, o EMACS é um interpretador LISP escrito em C, não é
> verdade? Tudo o mais são programas LISP, não é isso? É por isso que
> ele é tão absurdamente (no bom sentido) extensível.

	Perfeito.  Há uma história interessantíssima sobre o Hurd ser
uma ponte entre o Unix e o Lisp, mas fica para outra...

> hehehehe... não no meu AMD-K6 233, que tenho em casa, e nos IBM-RS6000 +
> AIX lá no trabalho, ou em outro P166 + Slackware também sob minha
> responsabilidade... Comecei a usar o vim porque ele tinha todos os

	Você deve estar tentando abri-lo a cada arquivo que edita, não?
Já usei em 486 DX2-66 com 16 MB perfeitamente bem.

> Mais ou menos como um OS - chamadas de sistema :)

	Exato.

> Concordo. Não há UNIX que não rode EMACS. Entretanto, muitos unices
> não têm o EMACS por padrão, e nem sempre é possível instalá-lo, ao

	Nunca encontrei onde não instalá-lo, nem mesmo no MS WNT deixam
de haver várias versões.

> Prefiro a visão minimalista das ferramentas individuais. Aquela velha
> história, cada ferramenta deve fazer apenas uma coisa, mas fazê-la bem.

	Para programacão, pode ser... mas quando texto está envolvido, é
um luxo manipulá-lo sempre da mesma maneira: desde SQL e bash até correio.

> comandos, mas cada uma excelente naquilo que faz. Com a vantagem do
> desempenho. Lembre-se, nem todo mundo pode rodar o GNU/Linux em um
> PowerMac de última geração.

	Bom, meu iBook é um G3 300MHz, dificilmente última geracão... mas
como disse, sei de experiência própria que um 486 DX2-66 16MB vai muito
bem, se não tentar abri-lo novamente a cada arquivo.

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34