Re: Tabspace no vi

On Sat, Apr 26, 2003 at 03:41:57PM +0200, Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra wrote:

> 	Maravilhas do Emacs... o GNU Emacs tem uma configuracão simples
> (auto-compression-mode t) que abre automaticamente esses arquivos.
>
> 	E é muito mais fácil de usar e mais poderoso que o vi.

O vim (não sei se nvi/elvis/vile/etc) também tem uma configuração
simples que abre automaticamente esses arquivos. Aliás, nas versões mais
novas (>= 6.1) ele faz isso sem ser necessário adicionar alguma
configuração arcana.

<holy war>
VIM é muito mais fácil de usar e mais poderoso que o
EMACS (Eventually Malloc() All Computer Storage :) ), além de ser mais leve.
</holy war>

> 	Fechem as portas corta-fogo!
hein?

Novatos, não se preocupem com essa disputa EMACS x Vi. É uma guerra
santa, existente desde que um tal Stallman resolveu escrever esse EMACS
(EMACS, na verdade, significa Editor MACroS), na década de 1970. Antes
dele, o vi era absoluto. Ambos têm suas vantagens e desvantagens; embora
o EMACS possa ser mais fácil de usar que o vim, sua operação é feita
usando atalhos como C-x C-s (isso significa "digite control xis, control
ésse (a propósito, esse comando salva um documento)) e muitos outros do
tipo. Isso é extremamente inconveniente para algumas pessoas, que passam
a usar o vi (e clones, como o vim (o melhor de todos eles)) e seus
diferentes modos. É simples questão de gosto, exceto quando você tem
pouco espaço em disco, pouca memória ou pouca capacidade de
processamento (ou tudo isso junto), já que o EMACS é famoso por ser um
programa muito pesado. É claro que se pode fazer tudo com ele (eu tendo
a acreditar que ele é um sistema operacional /per se/), até mesmo café
(procure por coffee.el no google), mas todo esse poder tem seu preço,
que no caso é o tempo de resposta e tempo de inicialização. Uma vantagem
adicional de você conhecer o vi é que ele estará disponível em tudo
quanto é Unix e clone que existe ou porventura venha a existir.

Eu, pessoalmente, prefiro o vim. É muito rápido, fácil de usar e tem um
conjunto completo de funcionalidades, que, a meu ver, não deve nada ao
EMACS. Tente os dois, gaste um tempo aprendendo o básico de cada um deles, escolha um (o vim, é claro!:) ) e aprofunde-se.
--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User #175920
Brasília - DF - Brasil				Usuário Debian #574