Re: ip static routes

Daniel Moraes <daniel@netcashbrasil.com> wrote:

> Amigos...

Olá!

> Alguem poderia me dizer como fazer para fixar rotas estaticas no debian
> ? (info sources are welcome)

Há um tempo atrás eu estive com a mesma dúvida aqui na lista. Dei uma pesquisada na net e
descobri que você deve acrescentar *os comandos* (route) para a criacão das rotas estáticas,
em conjunto com a opcão "up", correspondendo a sua interface, no arquivo
/etc/network/interfaces.

Por exemplo: Suponha que eu tenha uma interface de rede (eth0), com as seguintes
informacões:

IP: 192.168.0.1
Network: 192.168.0.0
Netmask: 255.255.255.0
Broadcast: 192.168.0.255

E quando esta interface ficar "up" eu gostaria de adicionar as seguintes rotas estáticas:

Rede		Netmask			Gateway

10.0.1.0	255.255.255.0		192.168.0.2
10.0.2.0	255.255.255.0		192.168.0.3

Então, o meu /etc/network/interfaces ficaria assim:

# /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8), ifdown(8)

# The loopback interface
auto lo
iface lo inet loopback

# The first network card - this entry was created during the Debian installation
# (network, broadcast and gateway are optional)
auto eth0
iface eth0 inet static
        address 192.168.0.1
        netmask 255.255.255.0
        network 192.168.0.0
        broadcast 192.168.0.255
	up route add -net 10.0.1.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.0.2
	up route add -net 10.0.2.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.0.3

	^

	+--- Observe aqui, como foi acrescentado os comandos do route.

Então agora, basta fazer um ifdown eth0 e depois ifup eth0 que as rotas estáticas serão
adicionadas, inclusive no boot.

Maiores informacões, man interfaces

[]'s

--fx