Re: Um monte de duvidas

On Mon, Apr 14, 2003 at 02:35:39PM -0300, Marcio Alexandre M. Gualberto wrote:
> Colegas,
>
> Para não ficar perturbando vou enviar um pacote de duvidas que tenho.
> Antes deixa eu dizer que versão eu uso KDE 2.2.2, Debian Woody, versão
> Caetect instalada por Djalma, do Cipsga.
>
> Isto posto vamos às dúvidas:

> 2) Meu Mozilla é o 1.0.0. Há outras versões? Como instalá-la?
>
> 3) Minha máquina é potente: Pentium 4, 128Mb, Hd de 10 Gigas. Mesmo
> assim o bichinho está lento. Há maneiras de deixá-lo mais rápido?
Sim, há. Memória é a chave. Adicione mais RAM ao bichinho, ele
agradecerá. 256 é um bom começo, 512 é o ideal (quer dizer, não o ideal,
mas é muuuito confortável. Memória RAM é igual dinheiro: nunca é
demais...) Além disso, memória está (relativamente) barata hoje em dia.
Eu me lembro bem que paguei R$ 102 por um pente de 64 MB para meu velho
K6-233 não tem dois anos... Outra coisa interessante é disco. Se você
tiver um HD mais moderno e mais veloz, com certeza você notará diferença
no desempenho do seu P4. Hoje em dia comprar HDs de 20 gigas não é mais
negócio, porque eles são, em média, apenas 30 ou 40 reais mais baratos
que um HD de 40 gigas. Faixa de preço: 380-420 reais (Brasília, Abril de
2003).

> 4) Instalei o Synaptic um tempo atrás e ele funcionou. Agora não
> funciona mais. Se eu entro no Shell e dou su e mudo pro root aparece a
> seguinte mensagem: "Xlib: connection to 0.0 refused by server
> Xlib: Client is not authorized to connect to server
> synaptic: não foi possível abrir display"
Entre em um terminal (xterm, aterm, gnome-shell, ou o que quer que você
use), digite "xhost +localhost", dê su, digite sua senha, rode o
Synaptic.

> 5) Até hoje não consegui instalar um programa para ouvir música do CD ou
> da web. Quais são, como os instalo e como os chamo?
Música de CD ou da web (mp3): apt-get install xmms
Música da web (streaming): acho que o realplayer for unix funciona.

> Por fim, como vocês perceberam não sou muito bom com as linhas de
> comando, assim, gostaria que voces me desse dicas de programas de modo
> gráfico que pudesse me facilitar minha vida até que eu faça um curso.
Que tipo de programas de modo gráfico? Gerenciador de arquivos? Use o
Nautilus. E-mail? Você está em boas mãos com o Evolution. Administração
do sistema? Pessoal da lista, o Linuxconf trabalha bem com o Debian? Mas
o webmin é uma boa alternativa. Com o tempo você vai aprendendo os
comandos do console, e vai, aos poucos, descobrindo que para certas
coisas o bom e velho modo texto é mais rápido e até mais fácil.

> Grato e desculpem o pacote,

Tamos aqui prá isso.

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org