Re: Um monte de duvidas

On Mon, 14 Apr 2003 14:35:39 -0300, Marcio "Alexandre M. Gualberto" wrote:

> 1) Uso o Evolution 1.0.5 (em português), como gerenciador de email.
> Fiquei sabendo que já existem versões mais modernas dele. Como faço
> para instalá-la? Tenho que desinstalar a versão que tenho ou posso
> instalar por cima?

	Você poderia usar o apt pinning, vide manual HOWTO do apt,
secão sobre manter um sistema misto.  Mas isso seria mais recomendável
uma vez que você tenha mais familiaridade com o apt, talvez não agora.

> 2) Meu Mozilla é o 1.0.0. Há outras versões? Como instalá-la?

	Há, novamente vide apt pinning.

> 3) Minha máquina é potente: Pentium 4, 128Mb, Hd de 10 Gigas. Mesmo
> assim o bichinho está lento. Há maneiras de deixá-lo mais rápido?

	Você está usando KDE mas com aplicativos Gnome (Mozilla,
Evolution).  Isso duplica o uso da memória por bibliotecas Qt, Gtk+ e
correlatas.

	O ideal seria usar ou só KDE (Konqueror, KMail) ou só Gnome.

> 4) Instalei o Synaptic um tempo atrás e ele funcionou. Agora não
> funciona mais. Se eu entro no Shell e dou su e mudo pro root aparece a
> seguinte mensagem: "Xlib: connection to 0.0 refused by server Xlib: Client
> is not authorized to connect to server synaptic: não foi possível abrir
> display"

	Qual o valor de sua variável DISPLAY?

	Veja man xhost.

> 5) Até hoje não consegui instalar um programa para ouvir música do CD
> ou da web. Quais são, como os instalo e como os chamo?

	Uso o xmms.

> 6) Preciso configurar uma impressora hp e uma xerox (que estão em rede)
> para minha máquina, como faço isso?

	man lp, man lpd

> 7) Na nossa rede local eu consigo entrar em meu diretório e abrir meus
> arquivos, no entanto não consigo salvá-los. Alguém sabe como fazer
> isso?

	A rede é NFS ou SMB?  Quem a administra?  Isso é uma tarefa
para teu administrador de sistemas.

> Por fim, como vocês perceberam não sou muito bom com as linhas de
> comando, assim, gostaria que voces me desse dicas de programas de modo
> gráfico que pudesse me facilitar minha vida até que eu faça um curso.

	O melhor curso é a documentação, os tutoriais, e fuçar.  O que
sei, foi assim que aprendi...

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34