Um monte de duvidas

Colegas,

Para não ficar perturbando vou enviar um pacote de duvidas que tenho.
Antes deixa eu dizer que versão eu uso KDE 2.2.2, Debian Woody, versão
Caetect instalada por Djalma, do Cipsga.

Isto posto vamos às dúvidas:

1) Uso o Evolution 1.0.5 (em português), como gerenciador de email.
Fiquei sabendo que já existem versões mais modernas dele. Como faço para
instalá-la? Tenho que desinstalar a versão que tenho ou posso instalar
por cima?

2) Meu Mozilla é o 1.0.0. Há outras versões? Como instalá-la?

3) Minha máquina é potente: Pentium 4, 128Mb, Hd de 10 Gigas. Mesmo
assim o bichinho está lento. Há maneiras de deixá-lo mais rápido?

4) Instalei o Synaptic um tempo atrás e ele funcionou. Agora não
funciona mais. Se eu entro no Shell e dou su e mudo pro root aparece a
seguinte mensagem: "Xlib: connection to 0.0 refused by server
Xlib: Client is not authorized to connect to server
synaptic: não foi possível abrir display"

5) Até hoje não consegui instalar um programa para ouvir música do CD ou
da web. Quais são, como os instalo e como os chamo?

6) Preciso configurar uma impressora hp e uma xerox (que estão em rede)
para minha máquina, como faço isso?

7) Na nossa rede local eu consigo entrar em meu diretório e abrir meus
arquivos, no entanto não consigo salvá-los. Alguém sabe como fazer isso?

8) Eu uso o Debian há alguns meses mas ainda não fiz nenhum curso.
Alguém conhece algum bom no Rio?

Por fim, como vocês perceberam não sou muito bom com as linhas de
comando, assim, gostaria que voces me desse dicas de programas de modo
gráfico que pudesse me facilitar minha vida até que eu faça um curso.

Grato e desculpem o pacote,

Marcio A.