Re: Um monte de duvidas

Marcio Alexandre M. Gualberto escreveu:

> Colegas,
>
> Para não ficar perturbando vou enviar um pacote de duvidas que tenho.

Particularmente acho que cada dúvida deva ser enviada em uma mensagem isolada pois fica melhor documentado pra quem for procurar no histórico da lista.
Mas já que o fez deixa eu ver no que posso te ajudar.

> Isto posto vamos às dúvidas:
>
> 1) Uso o Evolution 1.0.5 (em português), como gerenciador de email.

Passo

Sim a versão estável está na 1.3 e tem uma alpha na 1.4, visite www.mozilla.org. A 1.3 já está na unstable, mas a julgar pelas sua dúvidas, você precisa aprender um pouco mais pra começar a mexer com ela. Parece que existem repositórios não oficiais pra Woody, visite www.apt-get.org, também vale uma pesquisada pelos arquivos da lista.

> 3) Minha máquina é potente: Pentium 4, 128Mb, Hd de 10 Gigas. Mesmo
> assim o bichinho está lento. Há maneiras de deixá-lo mais rápido?

Com certeza, mas vareia muito o que cê pode fazer.

> 4) Instalei o Synaptic um tempo atrás e ele funcionou. Agora não

Passo

> 5) Até hoje não consegui instalar um programa para ouvir música do CD ou
> da web. Quais são, como os instalo e como os chamo?

Primeiro você tem que ter a sua placa de som funcionando beleza, isto consiste em um módulo correto carregado no kernel e uma configuração posterior, cê pode usar o sndconfig. Depois tem um monte de aplicativos pra isso dá um apt-cache search sound, podes tentar com outros termos que não me vêem à cabeça agora. Outra fonte de informações é o histórico da lista.

> 6) Preciso configurar uma impressora hp e uma xerox (que estão em rede)
> para minha máquina, como faço isso?

Configurei uma epson usando o cups, não sei se é a melhor opção pra esta impressora, como já dito procura no histórico. :P

> 7) Na nossa rede local eu consigo entrar em meu diretório e abrir meus
> arquivos, no entanto não consigo salvá-los. Alguém sabe como fazer isso?

Seja mas claro.

> 8) Eu uso o Debian há alguns meses mas ainda não fiz nenhum curso.

Passo, ainda não fui ao rj.

> Por fim, como vocês perceberam não sou muito bom com as linhas de
> comando, assim, gostaria que voces me desse dicas de programas de modo
> gráfico que pudesse me facilitar minha vida até que eu faça um curso.

Dá uma lida no focalinux focalinux.cipsga.org.br, um ótimo documento, e também em vários outros em www.debian-br.org .

ps.: Márcio desculpa pela falha por ter enviado direto pra você e não pra lista.

Abraços
--
jupercio juliano