Duas interfaces de rede [era: Re: Velox nao conecta]

Em Ter, 2003-04-01 às 13:11, Rodrigo M. Araujo escreveu:

Antes, obrigado pela resposta. Alterei o subject, ja que nao tem mais
relacao com o original.

> 	Você não precisa desabilitar a eth0, apenas retirar o rota default que
> aponta para a mesma.
> 	Se entendi bem o seu problema deve ser o seguinte: A rede de sua
> empresa não é composta por apenas uma rede LAN, então ela deve ter umm
> gateway interno para que você possa acessar outras redes dentro da
> empresa. Note que a rota default serve para passar para um gateway todo
> o trafego de rede que você não sabe explicitamente o que fazer, portanto
> vamos supor um cenário imaginario.

E apenas uma rede, com ips 10.10.24.1 ate 10.10.24.999. Esta rede esta
em um dominio NT, uso o samba para interagir. A minha eth0 e
10.10.24.176, e TODAS as maquinas da rede tem o mesmo gateway,
10.10.24.1.

As configuracoes sao a seguinte:

china@prodabel150:~$ cat /etc/network/interfaces
auto eth0
iface eth0 inet static
        address 10.10.24.176
        netmask 255.255.248.0
        network 10.10.24.0
        broadcast 10.10.24.255
        gateway 10.10.24.1
china@prodabel150:~$

Ja a internet, que acesso por linha discada, tem todas as configuracoes
atribuidas automaticamente pelo servidor, diferente a eth0 que e
estatica.

Quando me conecto a internet, aparece na saida do comando ifconfig a
interface ppp0, alem da eth0 e lo, com as configuracoes que o servidor
me atribuiu, com um IP a gateway completamente diferentes da eth0, com
IP 172.170.0.252 e gateway 172.170.0.1

E entao, mesmo com a conexao estabelecida, eu nao navego na internet
pelo ppp0. Somente apos derrubar a eth0 a navegacao e possivel. Pelo que
voce explicou, parece que a rota padrao e a eth0, e a ppp0 tenta sair
por ela e nao consegue. Entao como fazer para que a eth0 continue saindo
pelo gateway 10.10.24.1 e a ppp0 saia pelo gateway 172.170.0.1?????

> 	Quanto ao Windows do seu lado funcionar eu já tive muito espanto com
> isso também, não sei o que diabos o windows faz mas ele consegue ter
> mais de uma rota default e "advinhar" por onde mandar os pacotes (isso
> provavelmente deve ser por tentativa e erro ou enviando o mesmo pacote
> para os dois gateways, o que não é legal e deve diminuir a perfomace).

Acho que ele consegue fazer isso porque ele tem uma ligacao do TCP/IP
para cada interface, nao sei como. Entao voce tem o TCP/IP para a placa
de rede, com todas as configuracoes, e um outro TCP/IP para o modem, com
as configuracoes proprias e diferentes da placa de rede. Nao sei sao
dois TCP/IP ou um so dividido entre as interfaces, mas isso permite que
ele navegue em varias redes.

Checked by Debian GNU/Linux anti-Windows system <http://www.debian.org>.
Version: SiD / apt-get upgrade Database Release Date: 02/04/2003