Re: Velox nao conecta

Em Seg, 2003-03-31 às 06:34, Marcio de Araujo Benedito escreveu:
[corta]
> Se ele retirar a linha de gateway da eth0 ele NAO conseguira navegar na
> rede interna.

	Porque não se ele tem uma rota para a rede interna dele?

> Este e um problema que eu ainda NAO consegui resolver: TODA vez que me
> conecto a internet unsando um modem, eu tenho que desabilitar a eth0 por
> causa do gateway, que nao me deixa navegar na ppp0.

	Você não precisa desabilitar a eth0, apenas retirar o rota default que
aponta para a mesma.

> Acho que isso TEM que ter uma solucao, eu tenho que poder navegar na
> minha rede interna usando a eth0 e na internet usnado a ppp0! Digo que
> tem que ter uma solucao porque o cara do meu lado que usa windows
> consegue, entao eu usando GNU/Linux tambem tenho que conseguir!

	Se entendi bem o seu problema deve ser o seguinte: A rede de sua
empresa não é composta por apenas uma rede LAN, então ela deve ter umm
gateway interno para que você possa acessar outras redes dentro da
empresa. Note que a rota default serve para passar para um gateway todo
o trafego de rede que você não sabe explicitamente o que fazer, portanto
vamos supor um cenário imaginario.

	* Você está na rede 192.168.1.0/24 com o ip 192.168.1.34.
	* Dentro da empresa outro departamento tem a rede 192.168.2.0/24.
	* Unindo estas duas redes existe um roteador com os endereços
192.168.1.253 e 192.168.2.253.
	* Na sua rede existe um roteador para internet com o endereço
192.168.1.254.

	Então se você que acessar tanto a rede do outro departamento de sua
empresa como a internet você tem que ter as seguintes rotas (fora a rota
para a sua rede):

	* Destino 192.168.2.0/24 com gateway 192.168.1.253
	* Destino default com gateway 192.168.1.254

	Este caso é parecido com o seu micro que tem mais de uma interface de
rede, para a eth0 você deve ter a rota para as redes que você deseja
acessar por ela com o devido gateway e para a internet (default) para o
ppp0.

	Quanto ao Windows do seu lado funcionar eu já tive muito espanto com
isso também, não sei o que diabos o windows faz mas ele consegue ter
mais de uma rota default e "advinhar" por onde mandar os pacotes (isso
provavelmente deve ser por tentativa e erro ou enviando o mesmo pacote
para os dois gateways, o que não é legal e deve diminuir a perfomace).

> []'s

[]'s

--
Rodrigo M. Araujo <rma@cin.ufpe.br>