Re: Duas interfaces de rede [era: Re: Velox nao conecta]

Em Qui, 2003-04-03 às 12:31, Marcio de Araujo Benedito escreveu:
> Em Ter, 2003-04-01 às 13:11, Rodrigo M. Araujo escreveu:
>
> Antes, obrigado pela resposta. Alterei o subject, ja que nao tem mais
> relacao com o original.

> E apenas uma rede, com ips 10.10.24.1 ate 10.10.24.999. Esta rede esta
> em um dominio NT, uso o samba para interagir. A minha eth0 e
> 10.10.24.176, e TODAS as maquinas da rede tem o mesmo gateway,
> 10.10.24.1.

	Bem se você só tem contato com uma rede mesmo pela eth0 você nãop
precisa da rota default para ela. Rota serve para a máquina saber por
onde mandar os pacotes TCP/IP, neste caso você tem uma rota quer dizer o
seguinte: "Para destinos na rede 10.10.24.0/255.255.255.0 use a
interface eth0". E assim continua, vamos supor novamente que você tenha
uma rede 10.10.25.0/255.255.255.0 que está ligado pelo gateway
10.10.24.1 então você teria uma rota do tipo: "Para destinos na rede
10.10.25.0/255.255.255.0 use o passagem 10.10.24.1 pela interface eth0".
Ficou mais claro agora? E onde entra a rota "default"?! Como o nome diz
ele é uma rota padrão para endereços que não se sabe como alcançar
diretamente, é quando o destino foi conferido com todas as outras
entradas na tabela de roteamento e não casou com nenhuma! Então ele
manda para o gateway padrão, que no seu caso deve ser pela interface
ppp0, já que você não sabe a rota para todas as redes que tem an
internet, mas sabe a rota para a sua rede interna da empresa. Note que
estamos falando de coisas exatas, então não faz o minimo sentido você
ter duas rotas defaults apontando para o gateways diferentes, ou ele vai
por um lugar ou pelo outro. Seria equivalente dizer para chagar na rede
x.x.x.x vá pelo gateway y ou pelo gateway z.
	Espero ter exclarecido por cima como funciona o roteamento TCP/IP. Ahh
e essa sua faixa de ips simplesmente não existe! O máximo que você pode
ter oe 10.10.24.255 (que é o endereço de broadcast, ou o endereço que
todas as máquinas escutam na rede).

> As configuracoes sao a seguinte:
>
> china@prodabel150:~$ cat /etc/network/interfaces
> auto eth0
> iface eth0 inet static
>         address 10.10.24.176
>         netmask 255.255.248.0
>         network 10.10.24.0
>         broadcast 10.10.24.255
>         gateway 10.10.24.1
> china@prodabel150:~$

	Como tentei explicar acima, você *não* precisa desse gateway apontando
para o 10.10.24.1. A não ser que esse seja um gateway para outra(s)
rede(s) da empresa, o que se resolveria com rotas para redes e não rota
default.

> Ja a internet, que acesso por linha discada, tem todas as configuracoes
> atribuidas automaticamente pelo servidor, diferente a eth0 que e
> estatica.

	Isso no seu arquivo de opções do pppd você deve ter uma linha com
"defaultroute" sem comentário, assim ele cria uma rota default para você
quando estabelece a conexão.

> [...]
> interface ppp0, alem da eth0 e lo, com as configuracoes que o servidor
> me atribuiu, com um IP a gateway completamente diferentes da eth0, com
> IP 172.170.0.252 e gateway 172.170.0.1
>
> E entao, mesmo com a conexao estabelecida, eu nao navego na internet
> pelo ppp0. Somente apos derrubar a eth0 a navegacao e possivel. Pelo que
> voce explicou, parece que a rota padrao e a eth0, e a ppp0 tenta sair
> por ela e nao consegue. Entao como fazer para que a eth0 continue saindo
> pelo gateway 10.10.24.1 e a ppp0 saia pelo gateway 172.170.0.1?????

[]'s

--
Rodrigo M. Araujo <rma@cin.ufpe.br>