Re: Unidentified subject! (rede Linux)

On Fri, Mar 21, 2003 at 05:16:36PM -0300, Wendel Scardua wrote:
>   Olá a todos.
>
>   Eu queria saber onde encontrar informações sobre
> (instal|administr)ação de um (sistema|rede) linux,
> pois vou, como voluntário, trabalhar em uma rede linux por aqui.
>   Só para deixar claro, apesar de ter certa experiência com linux
> (aqui na faculdade), ainda não tenho nenhuma como administrador.

Nada mais simples. Sistemas operacionais *nix são, desde criança,
voltados para redes. Que tipo de rede é a sua? Servidores Linux +
clientes MICROS~1? Servidores e Clientes Linux? Servidores MICROS~1 e
clientes Linux? A rede já existe, ou você vai instalar uma rede nova?
Será ligada à Internet? Ou será uma rede 'stand-alone'?

Seja um pouco mais específico, e ficaremos muito felizes em ajudá-lo.

Entretanto, para começar procure em www.tldp.org pelos seguintes
documentos:
	Networking-Overview-HOWTO
	NIS-HOWTO
	Network-boot-HOWTO
	IP-Masquerade-HOWTO
	Security-HOWTO
	Security-Quickstart-HOWTO

A maioria deles está traduzida para o português, mas se souber inglês
será melhor. Esses documentos são apenas o início, já que quando você
estiver configurando sua rede você terá problemas específicos, cobertos
em outros documentos em tldp.org ou outros lugares da Internet.
Abraços,
Zé
--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org