Re: Problema ao instalar CD-ROM antigo

Em Fri, 14 Mar 2003 17:06:10 -0300
"Agaltur/Unigal - Depto. Informática" <info.unigal@mailbr.com.br>
escreveu:

> Olá pessoal!
>
> Tentei instalar um drive de CD-ROM Mitsumi de 1x (é sim, 1x) que
> possui controladora própria (ISA) e conforme instruções que li no
> CD-ROM howto preciso ativar o módulo 'mcd' ou 'mcdx', mas ao tentar
> carregá-lo, é retornada a mensagem de erro 'can't locate module mcd'.
> Parece-me que este módulo não está disponível para utilização no meu
> sistema, por quê será?
>
> Uma vez instalei o woody utilizando a imagem 'idepci' no qual este
> cd-rom foi reconhecido. Atualmente utilizo Woody 2.4.18-bf2.4.

Tente usar o modconf para instalar o módulo. Se você não encontrá-lo com
o modconf, é porque o kernel que está usando atualmente não o tem.

Nesse caso você tem duas opções:

1- instalar um pacote de imagem de kernel que tenha esse módulo. Pela
página do debian, veja os pacotes de kernel-image-* e veja a lista dos
arquivos desses pacotes, ou na pagina de pacotes, faça uma busca por
pacotes que tenham o arquivo desse módulo, possivelmente mcd.o ou mcdx.o

2- Recompilar o kernel manualmente. Sugiro que use essa opção. Dessa
forma você poderá personalizar seu kernel, tornando a inicialização mais
rápida, e também aprende mais uma :-) Tem bastante documentação
disponível, e no que tiver dúvida que não resolver com a documentação,
pergunte na lista.

> Agradeço por alguma ajuda,
>
> Silas
> info.unigal@mailbr.com.br