Re: novato: rodando o gnome

Em Sat, 15 Mar 2003 10:29:14 -0300 (BRT)
<ceduardo@h8.ita.br> escreveu:

> Pessoal,
>
> Sou novo quanto à utilizacao do linux/debian. Só queria saber uma
> coisinha simples: como faço para rodar o gnome? Creio já ter instalado
> o bendito, como os seguintes comandos:#apt-get install gnome-session
> gnome-control-center sawfish-gnome#apt-get install gnome (não deu em
> nada) echo exec /usr/bin/gnome-session > ~/.xsession
> --> GdK WARNING **: locale not supported by C library, cannot open
> display SESSION_MANAGER = local/debian-server: /tmp.ICE-UNIX/243

  Você já instalou e configurou o X (ambiente gráfico)?

  Se não sabe / não tem certeza, certifique-se:
#apt-get install x-window-system-core

  Se o X não estava instalado, agora será, e também será feita sua
configuração (você precisará responder algumas perguntas sobre seu
hardware).

Depois tente:
$ startx

  Se o ambiente gráfico não funcionar, reconfigure o X com
dpkg-reconfigure xserver-xfree86 e responda novamente às questões.

  Depois tente novamente iniciar o X com startx. Pelos comandos que você
executou anteriormente, o X deverá iniciar com o gnome.

> [...]
>  por uma pasta /etc/xinitrc, a qual não tem instalada, pois me
>  disseram que se eu tivesse isso daí dava pra rodar o gnome.Também dei
>  um#apt-get install kdm (este também deveria abrir o gnome, mas nada).
> também dei um echo "exec gnome-session" >~/.xinitrc , mas nao deu em
> nada. Confesso que estava esperando, apos instalar, aparecesse tipo
> uma opcao pergutando: launch gnome now? quer rodar o gnome agora? faça
> isso e mais aquilo para rodar o gnome...Resumindo, se alguém souber
> como faço para rodar o gnome e sair daquela interface de console,

Isso não será necessário :-)

> Carlos -

Até mais.

--