Placa de vídeo + som + desligamento automático

Olá pessoal da lista!

Me chamo Guilherme e sou novo por aqui! Acabei de instalar o Debian em meu PC, usava o Slackware. Bom, vi que discutiam sobre desligamento automático e queria saber como habilitar isso em minha máquina. Outras coisas que queria saber é como ativo a placa 3d e o OpenGL (minha placa de vídeo é a SiS 630/730) e alguém sabe como faço para a placa de som SiS 7018 funcionar junto com o micromodem HSP? Pois quando dou um "modprobe trident" o modem passa a não responder e só consigo conectar a internet depois que reiniciar! Tentei o OpenSound OSS e com ele o som funcionou junto com o modem, mas ele é só por 20 minutos...

Abraços, obrigado,
Guilherme