Re: PERGUNTAS

On 27 Feb 2003 13:49:07 -0300
Marcio de Araujo Benedito <china@pbh.gov.br> wrote:

> Acho que a resposta ideal e aquela que aborda o problema apontando o
> link. Se nao existir a documentacao ou ela for insuficiente, quem sabe
> do assunto deveria pensar em produzi-la. Simplemente responder "man
> isso", "man aquilo" nao ajuda aos novatos, pois eles, quase sempre,
> nem sabem lidar com a documentacao. E se for para atacar o novato, e
> preferivel nao responder!

Eu estava pensando aqui, e cheguei à algumas conclusões. Temos que analisar o lado psicológico e humano dessa situação também - sim, somos humanos! ou não?

Pode acontecer do "cara" lançar a pergunta para se sentir mais seguro, para ver que ele não está sozinho, que tem os "camaradas" que "ajudam a segurar a bronca" caso ele "entre numa enrascada". O início de uma migração para Linux é a pior, pois é nesse momento que o sujeito vai sentir maior impacto, vai decidir se acha melhor ou pior, vai ter que aprender muitos conceitos novos ao mesmo tempo. Bem, vcs devem saber do que estou falando. Com o passar do tempo ele vai "pegando o caminho das pedras" e ficando mais confiante.

Se ele for só ficar lendo manuais antes de tentar fazer qualquer coisa, vai passar um ano na teoria e só no segundo vai partir para a prática

Sobrinho
mais filosofia de "boteco" em:
http://planeta.terra.com.br/negocios/softwarelivre/experientes_versus_iniciantes.html
http://planeta.terra.com.br/negocios/softwarelivre/tolerancia_zero.html