Re: dominio

Alô, Caio!

> 	All
>
> 	Montei aqui em casa uma intranet, com servidor DNS e Web. Criei um domínio de
> nome particula.com.br, e se eu pingar tanto particula.com.br quanto
> www.particula.com.br, é respondido com o ip 192.168.0.1. Se por acaso eu aluguar
> o serviço de Speed Business da Telefonica, ip fixo, e queira colocar esse
> dominio tambem para acesso externo, fazer com que qualquer pessoa digite
> www.particula.com.br em um browser cai no servidor que eu montei, o que é que eu
> teria que alterar nos arquivos do Bind ??!!?

Bom... Aí nós nos deparamos com alguns (muitos) problemas

1- Se você quer colocar disponível na internet alguma coisa para todos os
usuários poderem acessar, não use Speed Business. Eles fizeram algumas
coisas meio "bizarras" que impede que, às vezes, alguns Speedy vejam os
outros (mais exatamente, eles deram a mesma faixa de IP para gateways
diferentes). Se você não liga do seu site particula.com.br não poder ser
acessado por todos, ignore isso.

2- Entramos em uma cascata aqui. Você precisaria, em primeiro lugar,
registrar um domínio na fapesp (www.registro.br). Porém, para registrar, é
necessário que você tenha 2 (dois) IPs válidos com autenticidade sobre o
domínio. Ou seja, você precisa ter dois IPs com dois servidores DNS dizendo
que o domínio particula.com.br pertence ao respectivo IP. No caso, teriam de
ser dois speedy business, com dois computadores com seus respectivos BINDs
configurados. Aí então você poderia ir no site citado acima e registrar o
site.

3- Mesmo que você registre na fapesp e deixe dois micros ligados como
servidores do particula.com.br, você ainda vai ter que esperar algum tempo
(às vezes dias) para que o cache dos outros DNS ao redor do mundo reconheçam
que você é o dono do domínio.

4- Se decidir usar isso para trabalho, tenha sempre em mente que ADSL não é
o ideal (pelo menos o ADSL da telefonica - alguém conhece outro aqui em
SP?), pois, além de ser um meio não otimizado para envio (o speedy de 256,
por exemplo, é 256 downstream e 128 upstream), é muito pouco confiável.
Tenho clientes rodando dessa forma mesmo, e pelo menos uma vez por semana
eles ficam algumas horas sem internet.

No entanto, você escolheu o sistema certo. Debian RULES :)

> 	Alguem poderia enviar para mim os arquivos de configuração do Bind de um
> dominio real para eu dar uma olhada ?!?!?

Se quiser, envio para você os arquivos de um servidor meu, embora para
funcionar tudo certinho, eu tive que fazer umas "gambiarras".

Boa sorte
[]'s
Danilo

... ainda existem taglines?