Afinal, Window Maker vale apena?

Aproveitando o assunto, será que alguém poderia me ajudar a reduzir minha
ignorancia? Estou começando a usar o ambiente X no Linux, mas sem saber o
que estou fazendo. As (primeiras) dúvidas sao:

1) O Window Maker, o Gnome, o KDE, o Enlightenment, o qvwm, etc. sao
gerenciadores de janelas? E qual o papel o X-server? E do Xfree? Parece-me
que é como se o X-server fosse um conjunto de "sub-rotinas" que o Window
Maker usa. É isso?

2) Pode ter um aplicativo do Gnome que nao rode no Window Maker e
vice-versa? E quanto a outros desses "gerenciadores"?

3) Comparando o Window Maker e o qvwm me pareceu que o qvwm é mais rapido
que o primeiro. Isto pode ocorrer?

4) Pior que isso: na minha máquina (um tanto obsoleta) qualquer desses
gerenciadores (qvwm, por exemplo) é bem mais lento que o Windows 98, de modo
que fico tentado a usar este último ao invés do Linux. É razoável isso? Há
como tornar o meu Linux mais rápido?

        Se alguem puder me ajudar com isso, agradeço.

Paulo.