Escrever um driver

Alo aos programadores (ou engenheiros de soft, sei lá :)

Alguém poderia me dizer (ainda que por alto) o que se leva em conta ao escrever um driver? Ou seja, o que alguém precisa saber para escrever um driver para GNU/Linux? Isso se aprende na faculdade ou dá pra aprender "na marra"?. Esse cara precisaria de quais informações?
(Não seria legal se TUDO funcionasse under linux? :-).

Wanderson
"God saves Dennis Ritchie and Brian Kerninghan".