Re: Sound Blaster Live (cont1)

Em Sat, 8 Feb 2003 01:50:33 -0200
"Yahn Wagner" <ywfmp@bol.com.br> escreveu:

>    Oi,

Oi :)

>     Como você me solicitou estou lhe enviando o arquivo /proc/modules
>     de meu sistema nas três possibilidades mensionadas no e-mail
>     anterior (driver do Via e do Emu10k1 detectável pelo Linux e
>     driver do Emu10k1 instalado manualmente com outra versão) e também
>     o dmesg relativo ao som.

[corta]

Cheguei a algumas hipóteses:

- Aparentemente, o suporte a midi em ambas as placas de som está meio
"cru" ainda. Para a emu10k1, isso foi indicado no site
www.opensound.com, como um problema ainda não resolvido. Nas ajudas
online que tem na janela de configuração do kernel (obtida com make
xconfig no diretório base dos fontes do kernel), está indicado que o
suporte a midi para ela é experimental. Acredito que os módulos para ela
foram compilados sem esse suporte, por ser experimental. Pode ser por
isso que quando vc instala manualmente os módulos dela o midi não funfa.

- O suporte a midi da via também parece ser experimental. Vi isso também
na janela de configuração do kernel (2.4.17). Pode ser que os módulos
usados pelo mandrake não usam coisas experimentais, e por isso não deve
estar funfando.

- Com relação a detecção automática da emu10k1, parece estar sendo feita
com alsa. Sinceramente, nunca usei os drivers alsa, mas após algumas
fuçadas na web com o google,  parece que os módulos carregados são os
indicados para essa placa, não faltou nenhum. Uma possibilidade é a de
que de alguma forma a Via esteja interferindo no funcionamento da SB.

Sugestões:
- Experimente desabilitar o reconhecimento automático da Via,
desabilitando a carga dos módulos no arquivo apropriado para isso (não
sei como é isso no mandrake, no debian sei). Experimente, já que a Via é
onboard, desabilitá-la na bios também, para ver se a SB passa a
funcionar apropriadamente com o reconhecimento automático (que parece
usar alsa).

  Se isso não funfar, :

- Experimente recompilar o kernel com suporte a essas placas de som,
certificando-se de habilitar a opção "Prompt for development and/or
incomplete code/drivers" na seção "Code maturity level options", e
habilitar o suporte às placas e também aos midis delas (as opções dos
midis aparecem logo após o suporte a essas placas). Depois de compilado,
experimente carregar manualmente os módulos (recém compilados)
relacionados a apenas uma delas de cada vez, pois uma pode interferir na
outra.

Espero ter ajudado. Deixo claro que nunca usei duas placas de som
conjuntamente. De repente pode haver também algum parâmetro adicional na
carga dos módulos ou criação de dispositivos adicionais no /dev, e isso
ter me escapado.

Mas acho que vale a pena tentar as sugestões. Se tiver alguma dúvida,
estamos aí :)
> Nota: Quando instalo manualmente o EMU10k1 aparece uma repetição das
> linhas referentes a própria no dmesg.

Isso é normal.

> Desculpe pelo e-mail longo

Que nada! Quanto mais informação sobre o problema, melhor pra tentar
ajudar :)
> Obrigado,
> Yahn Wagner.

Até mais