Re: Escrever um driver

Quoted by a barrel of crazed hamsters
For `wanderson <wdmagalhaes@netscape.net>'
On Saturday, 08 February 2003 (23:14):

> Alguém poderia me dizer (ainda que por alto) o que se leva em conta ao
> escrever um driver? Ou seja, o que alguém precisa saber para escrever um
> driver para GNU/Linux? Isso se aprende na faculdade ou dá pra aprender
> "na marra"?. Esse cara precisaria de quais informações?

	Dá pra aprender "na marra". Basicamente, o cara tem que conhecer C. Não precisa
manjar de assembly, embora isso ajude bastante. Tem que conhecer a fundo a
arquitetura para qual está escrevendo o driver.

	Tem que ter o máximo de informações possíveis sobre a coisa. As vezes isso não
é possível e é aí que entra os conhecimentos em assembly: vai ter que, por
exemplo, entrar no Windows e fazer uma engenharia reversa no driver. Nada
trivial, dá um !@#!@#$ trabalho... dificilmente a coisa vai funcionar de
primeira. Tem que ter muita paciência.

	Quando se tem o código do driver para outra plataforma é claro que o trabalho
de fazer o driver é bem menor. Ah sim, as vezes é possível "escrever um novo
driver" usando um "parecido" como base...

	Nunca escrevi um, já que kernel não é minha área... só sei que existem canais
de IRC e páginas dedicadas a quem quer se aventurar nisso. Na FreeNode (antiga
openprojects), tem o #kernelnewbies; eles tem uma página bem legal, com alguns
tutoriais e códigos-exemplo. E, claro, gente disposta a ajudar...

--
 Leandro Pereira              (oO)           <leandro@linuxmag.com.br>
 www.mindcrisis.tk            /||\                 GPG key: 0x062E7976

     "Estao sorrindo de que? Estao sorrindo de quem? Eu nao estou sorrindo!
                    Meu nome e' Eneas, 56!" -- Eneas Carneiro