Re: (OFF) VAMOS AJUDAR

Bom, não sei se este é o objetivo da lista... mas vou dar o meu
pitaco...

Acredito que as coisas estão sendo confundidas, pois capitalismo e
software livre não tem nada a ver:

Capitalismo é um sistema econômico que em sua origem primoriza a
competição livre entre mercados e empresas, mas que, assim como o amigo
abaixo citou, tende ao monopolismo. Pois a medida que a livre
concorrencia existe e algumas empresas são mais bem sucedidas que
outras, estas tendem a ser compradas pelas primeiras ou falirem, o que
causa no limite em que o tempo tende a transcorrer, a se formarem
monopólios... isso é uma tendência que realmente se comprova nos
dias atuais com as formações de carteis e poucas mas grandes
empresas em deteminados setores.

Software Livre não teve sua origem ligado a lutas contra grandes
empresas e oligopolios, mas sim contra a propriedade intelectual.
Quando Linus criou o kernell ele não estava pensando em falir a M$, mas
sim em poder ter um software Unix em um PC. Quando Stallmann criou a FSF
ele queria defender a liberdade intelectual e nao criar uma comunidade
anti-capitalismo.
A ideia era Filosofica e não política!!!

Hoje, todavia, o movimento pró Software Livre tem se mostrado um
movimento mais político que filosófico, a medida que afronta e dá
opções, em relação ao monopólio existente. Além de ser utilizado como
base de economia para muitas empresas em termos de gastos com softwares.

Essa idéia politizada do software livre, não é de todo ruim, pois
podemos tomar como exemplo o Projeto Software Livre - RS, que muito tem
feito em termos de uso do ambiente linux no Governo e escolas Estatuais,
mas que por ser "politico" tem sua existencia ameaçada com a troca de
Goverso Estadual.

Acredito que o Software Livre deva tomar o caminho que o Projeto
Software Livre - RS está tomando agora, que é de ser político mas
apartidário, formando uma ONG ao invés de uma instituição pública e
política.

Era isso...
Abraços

by Dr4CuL13

On Wed, 15 Jan 2003 17:53:34 -0200
Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org> wrote:

> Isso não é capitalismo... o sistema capitalista é baseado em
> competição... esse esquema de grandes corporações dominando o globo e
> de grandes cartéis e monopólios se formando provavelmente terá outro
> nome... o fato é que há 2 "correntes" atualmente se desenhando nesse
> cenário... nenhum deles eu chamaria de 'capitalismo financeiro', que
> era o que vivíamos até alguns anos atrás.
>
> 1. Capitalismo monopolista poderia ser um bom nome... um sistema em
> que'tudo é de poucos'... mesmo assim não acho que 'capitalismo' se
> encaixa nisso.

> [...]
Leandro Godoy
Analista de Produção - Projeto AES Sul
Centro de Gerência
Service IT Solutions
www.service.com.br/marketing
Certificado Conectiva
Certificado Conectiva Linux              _
Linux User: #286164                     °v°
Projeto Software - RS                  /(_)\
www.softwarelivre.rs.gov.br             ^ ^
"Paz, amor e software Livre"