Re: (OFF) VAMOS AJUDAR

Em Wed, 15 Jan 2003 21:26:58 +0000, Leandro Godoy <linux.rs@terra.com.br>
escreveu:

> Bom, não sei se este é o objetivo da lista... mas vou dar o meu
> pitaco...
>
> Acredito que as coisas estão sendo confundidas, pois capitalismo e
> software livre não tem nada a ver:

Bom... acho que quem confundiu foi você... não comparei capitalismo
com software livre, e sim com um modelo sócio-político-econômico
que parece estar despontando do modo de pensar do Software Livre...
E não necessária e exclusivamente dele, mas de todos os setores
que foram e estão sendo influenciados por essa maneira de pensar.

> Software Livre não teve sua origem ligado a lutas contra grandes
> empresas e oligopolios, mas sim contra a propriedade intelectual.
> Quando Linus criou o kernell ele não estava pensando em falir a M$, mas
> sim em poder ter um software Unix em um PC. Quando Stallmann criou a FSF
> ele queria defender a liberdade intelectual e nao criar uma comunidade
> anti-capitalismo.
> A ideia era Filosofica e não política!!!

É claro... mas é impossível dizer que essas coisas não estão relacionadas.
E não é preciso que algo comece com um determinado objetivo para acabar
alcançando o mesmo... nem sequer é necessário ter esse objetivo como
objetivo, se é que me entente, em algum período específico do desenvolvimento
do 'movimento'. O Linus nunca pensou em liberdade, e estamos cansados de
ouvir ele dizer isso, mas ele acabou nos dando a liberdade.

> Essa idéia politizada do software livre, não é de todo ruim, pois
> podemos tomar como exemplo o Projeto Software Livre - RS, que muito tem
> feito em termos de uso do ambiente linux no Governo e escolas Estatuais,
> mas que por ser "politico" tem sua existencia ameaçada com a troca de
> Goverso Estadual.

Você confunde novamente as coisas... 'ser político' não significa
necessariamente estar atrelado a um partido ou a um governo. Muitos
de nós somos sim pessoas que gostam e se envolvem com política, mas
uma quantidade maior ou igual a essa não quer saber de atrelar o
SL com partidos ou governos.

> Acredito que o Software Livre deva tomar o caminho que o Projeto
> Software Livre - RS está tomando agora, que é de ser político mas
> apartidário, formando uma ONG ao invés de uma instituição pública e
> política.

Viu? Você mesmo sabe que isso é possível...

[]s!

Debian: <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>