Re: [FLAMES] Re: de mal a pior

Em Tue, 1 Oct 2002 10:50:18 -0300, Marcio de Araujo Benedito <china@pbh.gov.br>
escreveu:

> deram alguma percepcao sobre as pessoas. Acho que a raiva dele foi
> contra *algumas* pessoas da comunidade, que se ostentam em pedestais e

Bom... falsificação de intenção não ajuda em nada, concorda? =)

Eu não conheço tais pessoas da comunidade, mas acho que se elas existem
ele deveria se direcionar a elas diretamente... o que adianta maltratar
um projeto de software livre que usa trabalho voluntário de milhares de
pessoas de bem porque não gosta de 1 pessoa?

> repreendem quem nao os louva diariamente. Para estas *algumas* pessoas a
> colaboracao para a comunidade nao e gratuita, pois exigem que seu nome
> sempre esteja em primeiro plano, que ninguem faca nada que nao culmine
> com um elogio e nao perdem a oportunidade de alardear o que fizeram.

Pois é... todos nós sabemos que muitas das pessoas que colaboram com
software livre nem ligam pra essa história de um mundo melhor... só
querem reconhecimento, outros só querem conhecimento técnico... cada
um tem seus incentivos pessoais...

Não acho que gostar de ser reconhecido seja um problema... todo mundo
gosta de ser reconhecido, isso faz parte da natureza humana...

O que eu não suporto é fazerem pouco caso do trabalho voluntário dos
outros... coisas tipo 'o GNOME é só marketing' e 'os GNU/Chatos são
improdutivos' fazem com que, além de eu me sentir atacado diretamente
sinta muito mais ainda porque isso afeta pessoas que eu admiro demais
e sei que estão aí dando sangue pra que eu possa continuar clicando meus
botõezinhos do GNOME e obtendo resultados com meu trabalho...

Isso afeta pessoas como Hiroyuki, do Sylpheed, Havoc Penington,
Tiger T, que são hackers maravilhosos que por um motivo ou por outro
(o que nem vem ao caso) estão fazendo com que a minha vida seja
mais fácil...

E sim, sinto-me muito mal de ter trabalho meu atacado dessa forma...
Eu não preciso de elogios, mas não quero críticas infundadas também...
Nem contra mim nem contra qualquer outra pessoa...

> Ele nao e o unico com este pensamento. Se forem ler o site .br verao la
> grandes threads falando mal da comunidade por isso ou por aquilo. Tinha

.BR pra mim não tem mais validade desde que o gwm usou o poll do site
pra fazer ataques pessoais a mim e a outras pessoas porque discordava
da nossa opinião... isso é o que ele chama de imparcialidade?

> apenas Linux. Uns diziam que jamais tornaiam um projeto deles GNU, pois
> acham que o RMS exige muito, e um alto funcionario da CNC dizia que o

O RMS que se exploda... o GNU e a FSF não são o RMS... eu tornaria
um projeto de qualidade meu um projeto GNU... a exigência técnica é
alta, e não vejo mal nenhum nisso... e tudo que a FSF exigir vai
ser pra garantir minha liberdade... não vejo mal nisso, também...
só bem...

> produto COnectiva Linux jamais se tornaria GNU, pois nao abririam mao de
> usar softwares proprietarios, como o netscape, ou de licenca restrita,
> como o pine.

E eu não abro mão da minha liberdade, e como já chamaram, também,
'radicalismo ético'...

Eu fico definitivamente muito triste de ler na Info VEXAME escrito
'Linus criou o Linux enquanto era estudante bla bla bla'... dá até
a impressão de que o cara é responsável pelo gcc... hahaha...

Mas a razão principal de eu acreditar que tem de por um GNU/ antes
é evidenciar a filosofia... as pessoas vão começar a esquecer da
liberdade, vão esquecer das pessoas... vão se deixar dominar
novamente... e o Linus não tem a mínima vontade de evitar isso, você
sabe...

Se o único que fica evidenciado na história é ele, e se a única coisa
que se sabe sobre Software Livre é que é feito 'Só Por Prazer'
muita coisa vai ser em vão...

> Resta a todos nos refletir sobre nosso comportamento, e ver ate que
> ponto nao estamos sendo intransigentes em nossa vaidade.

Concordo plenamente... e onde estamos ferindo causas nobres...

> O destino de qualquer Nação, em qualquer época, depende das opiniões de seus
> jovens entre cinco e vinte anos

Espero sinceramente que ele esteja errado... as pessoas mudam =D

[]s!

Debian: <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>