Som no Gnome

Eu não consigo nem por decreto fazer aqueles sound events do gnome
funcionarem... Tipo, outros sons tocam... eu consigo ouvir meus CDs,
ouvir MP3 no XMMS!

Alguém me passou a bola de que poderia ser problema no esd. Aí que eu
reparei: meu xmms usa o OSS para tocar músicas! =) Quando eu mudo o
plugin de saída para eSound (esd, certo?) ele não funfa. Dá erro, e me
manda verificar se o som está corretamenet instalado e tudo mais.

Eu também não consigo ter sons no meu gnomeicu, e estou desconfiado que
o motivo é o mesmo!

O que pode ser isso? Como eu resolvo esse problema do esd? Alguém já
passou por isso?--

   ~     .''`.   | ric cezar
  °v°   : :'  :  | ricdebian@ieg.com.br
 /(_)\  `. `'`   | Free Software!
  ^ ^     `-     | That is "Free" as in "Willy".