Re: [FLAMES] Re: de mal a pior

* Alander Santos (alanderp@yahoo.com.br) wrote:
> Olá Rafael,
>
> meu nome é Alander e difícilmente uma menságem me chama tanta atenção
> nessa lista quanto a sua. Sou assinante dessa lista desde 1998, essa é a
> primeira vez que presencio alguém tão furioso com a comunidade Debian
> quando você. Entendo o seu lado pois como disse é apenas um usuário
> querendo trabalhar com um sistema que muitos dizem ser bom, e que
> infelizmente você acabou se deparando com um problema relacionado ao
> gnome 2.

IMHO, o que motivou a primeira mensagem do cara nao foi o gnome2, que
ele mesmo disse ter usando apenas por algumas horas, mas sim um fenomeno
proprio dos partidos comunistas da antiguidade: o culto a personalidade.

Na mensagem dele ele cita o termo gnu/chatos. Este termo foi usando em
threads imensas que tinham esta conotacao. O Proprio RMS sustenta este
culto a personalidade, quando, nao sei se "sem querer", veste uma bata e
uma coroa (feita de um nucleo de HD de 12") em suas palestras.

Ele tambem fala que os gnu/chatos sao reclamoes. Talvez sejam mesmo, mas
sem esta reclamacao as coisas seriam como no mundo proprietario, onde um
pega rotulos e repassa, sem repassar a essencia.

Nao sou psicologo, mas os 3 anos que passei na Faculdade de Educacao me
deram alguma percepcao sobre as pessoas. Acho que a raiva dele foi
contra *algumas* pessoas da comunidade, que se ostentam em pedestais e
repreendem quem nao os louva diariamente. Para estas *algumas* pessoas a
colaboracao para a comunidade nao e gratuita, pois exigem que seu nome
sempre esteja em primeiro plano, que ninguem faca nada que nao culmine
com um elogio e nao perdem a oportunidade de alardear o que fizeram.

Mas o rafaelsch nao deve ser de todo ruim, pois eu aprendi a usar o
mutt+fetchmail+procmail no site dele e os arquivos de configuracao
destes programas que uso foram copiados do site dele. Acho apenas que
ele vomitou seu odio contra *algumas* pessoas no lugar errado na hora
errada e pelo motivo errado e, o que acho pior, da forma errada.

Ele nao e o unico com este pensamento. Se forem ler o site .br verao la
grandes threads falando mal da comunidade por isso ou por aquilo. Tinha
uma que me chamou a atencao, que ridicularizava a reinvindicacao da
comunidade de colocar o nome GNU/Linux no que se convencionou chmar de
apenas Linux. Uns diziam que jamais tornaiam um projeto deles GNU, pois
acham que o RMS exige muito, e um alto funcionario da CNC dizia que o
produto COnectiva Linux jamais se tornaria GNU, pois nao abririam mao de
usar softwares proprietarios, como o netscape, ou de licenca restrita,
como o pine.

Resta a todos nos refletir sobre nosso comportamento, e ver ate que
ponto nao estamos sendo intransigentes em nossa vaidade.

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
Empresa de Informatica e Informacao do Municipio

O destino de qualquer Nação, em qualquer época, depende das opiniões de seus jovens entre cinco e vinte anos

--Goethe