Re: Padrões de dependências de pacotes.

Em Fri, 9 Aug 2002 01:09:49 -0300, ricardowongbr@yahoo.com.br escreveu:

> 		Por exemplo, o pacote cpp depender do cpp-2.95 , mesmo que
> o cpp-3.1.1 ser funcionalmente completo e não depender deles para
> funcionar. O mais correto não seria que a dependência do cpp fosse
> para cpp >= 2.95 ? Ou então o cpp-3.1 já prover o cpp ?

Porque o compilador default do Debian woody é o 2.95 e a compatibilidade
não é total, ao que parece... isso é pra evitar problemas, eu acho... mas
você só vai ter uma resposta completa se perguntar aos maintainers do gcc

> 		Afinal de contas, porque o xbase-clients 4.1.0-17 depende do
> cpp, se ele já é um pacote compilado ?

de novo, só perguntando pra o Branden...

> 		Como alguns pacotes dependem do cpp, tenho que mantê-lo
> mesmo usando o  cpp-3.1.1 . Ok, posso fazer um metapacote vazio com
> nome cpp só para constar existir, ou então modificar o /var/lib/dpkg/status
> toda vez que atualizar o cpp-3.X com "Provides: cpp". Ou então partir
> para os fontes e reempacotar de outras formas, mas qual é a melhor
> solução para casos assim ?

Não mexer... se eles estão assim deve ter algum motivo... se quiser arriscar
use o equivs.

> 		Outro exemplo é o gtk2.0 . Se instalo o libgtk2.0-common ele
> precisa do libgtk2.0-0png3 entra em conflito com libgtk2.0-0 . Se são libs,
> não seria o caso de deixar o ldconfig resolver ? Alguns pacotes precisam
> da libgtk2.0-0 e alguns ( devel ) da png3 também. Não ví os fontes dos
> pacotes, mas se há conflito __suponho__ que há duplicação de funções
> em ambos. Se for o caso, qual será o pacote descontinuado ? Como fica
> quem usa gimp1.3.7 e também usa libgtk2.0-0png3 para devel ?

Isso é um processo de transição... dependendo do jeito que se faz vai
sair quebrando os unstables de todo mundo... é isso que se está tentando
evitar, já que muita gente realmente usa unstable... os pacotes serão
recompilados da maneira certa... é só confiar no aptitude (apt) e não
tentar forçar situações... se eu, por exemplo, hoje, forçar a instalação
da nova versão do metacity, acabo jogando fora quase todo o meu gnome2,
mas o apt tratou de por o metacity em hold.

> 		Fica parecendo que há uma certa descoordenação entre equipes
> na hora de empacotar, não se preocupando com o que está sendo feito
> pelas outras equipes. Estão se divorciando ?

Na verdade é o contrário =)

> 		Aieee. Não e briga, é Brahma. Queria saber se há padronização
> ou orientação às equipes de mantenedores na hora de empacotar que seja
> abrangente a casos como esses.

Nenhum padrão a ser seguido, a não ser causar o menor número possível de
pessoas em pânico =D

[]s!

Debian: <http://www.debian.org> * <http://debian-br.cipsga.org.br>