Padrões de dependências de pacotes.

		Meus amigos:

		Migrei recentemente para GNU/Debian, mas ainda não
acostumei com  algumas coisas, não me considerem um chato mau
acostumado, mas um novato tentando se adaptar a algo novo. Não
são críticas, só um wishlist muito comum na inet. Se estas observações
fossem críticas, ainda assim não trocaria o GNU/Debian por causa delas.

		Sei que são muitas perguntas, mas são todas sobre o mesmo
assunto.

		O que me incomoda um pouco no sistema de pacotes é como
são formados as dependências, que forçam-me a manter alternativas e
ocupam espaço sem o menor sentido .

		Por exemplo, o pacote cpp depender do cpp-2.95 , mesmo que
o cpp-3.1.1 ser funcionalmente completo e não depender deles para
funcionar. O mais correto não seria que a dependência do cpp fosse
para cpp >= 2.95 ? Ou então o cpp-3.1 já prover o cpp ?

		Afinal de contas, porque o xbase-clients 4.1.0-17 depende do
cpp, se ele já é um pacote compilado ?

		Como alguns pacotes dependem do cpp, tenho que mantê-lo
mesmo usando o  cpp-3.1.1 . Ok, posso fazer um metapacote vazio com
nome cpp só para constar existir, ou então modificar o /var/lib/dpkg/status
toda vez que atualizar o cpp-3.X com "Provides: cpp". Ou então partir
para os fontes e reempacotar de outras formas, mas qual é a melhor
solução para casos assim ?

		Outro exemplo é o gtk2.0 . Se instalo o libgtk2.0-common ele
precisa do libgtk2.0-0png3 entra em conflito com libgtk2.0-0 . Se são libs,
não seria o caso de deixar o ldconfig resolver ? Alguns pacotes precisam
da libgtk2.0-0 e alguns ( devel ) da png3 também. Não ví os fontes dos
pacotes, mas se há conflito __suponho__ que há duplicação de funções
em ambos. Se for o caso, qual será o pacote descontinuado ? Como fica
quem usa gimp1.3.7 e também usa libgtk2.0-0png3 para devel ?

		Fica parecendo que há uma certa descoordenação entre equipes
na hora de empacotar, não se preocupando com o que está sendo feito
pelas outras equipes. Estão se divorciando ?

		Aieee. Não e briga, é Brahma. Queria saber se há padronização
ou orientação às equipes de mantenedores na hora de empacotar que seja
abrangente a casos como esses.

Yahoo! Encontros
O lugar certo para encontrar a sua alma gêmea.
http://br.encontros.yahoo.com/