debian 3.0 & mandrake 9

posso usar essas duas distros em  meu computador???
Ja consegui substituir todos os programas que usava no windows e entao vou
apagar a particao do windows,entao  como ando com preguica de
pensar..desculpem.mas tenho crianca pequena e um monte de carnes pra pagar e
meu salario esse mes vai ser so 50,00..tenho que arranjar grana e estou sem
tempo de fucar..gostaria de um mini howto de como fazer isso.
O lilo sempre vai ter aquele problema de so funcionar  nos primeiros 1024
cilindros??
Atualmente uso o debian 2..mas como troquei de computador..vou passar pro
tres...