navegar anonimo na internet

E possivel navegar anonimo pela internet..usando linux??
Pergunto pelo seguinte..algumas coisas estranhas acontecem qndo estou no
windows (o computador so setor e windows) e notei algo estranho, parece que a
maquina que estou usando pega minhas contas de email e ..adivinhem
la vem minha caixa de correio entupida.
eu sei que parece paranoia..mas esta semana so usei a maquina um dia e por
curiosidade..desativei o acesso a cookies (achei que a culpa fosse deles) ,
depois tive que sair do setor e entao meu colega de trabalho acessou a
internet comigo logado na rede e pasmem..ele entrou em alguns sites de
automoveis (eu nao ando nem de bicicleta..diga-se de passagem) e recebo no meu
email  propaganda sobre automoveis..
Pergunto .. existe outras maneiras de espionagem fora cookies??
Nao e por nada, mas pensem comigo..muitas empresas \"compravam\" enderecos e
telefones de pessoas..e depois essas pessoas recebiam cartas, propagandas ,
etc..como elas faziam isso?? simples..iam em uma universidade, cursinho,
escola,etc...davam uma grana para alguem do recursos humanos ou secretaria e
saiam com centenas de cadastros..agora com a internet e mais facil ainda e,
duvido que alguem me prove o contrario, a microsoft (devia se chamar Mico$oft)
ajuda muito com a seguranca dos programas...certo?
Resumindo..Ja que nao sou membro do Al Qaeda ..so quero tranquilidade..e
totalmente possivel com o Linux???

Obrigado