Re: Iniciando novos usuários era: Esclarecimentos sobre Linux evitam decepções nos novatos

Olah!

Em Dom 24 Nov 2002 22:50, Frederico Goncalves Guimaraes escreveu:
| Olá colegas da lista,
|
| Bem, eu ia ficar quietinho nessa discussão, pra não render mais o assunto
| (que, diga-se de passagem, eu adoro discutir...)  8-). Mas como eu não
| resisti, aqui vão alguns comentários (desculpem-me pelo tamanho da
| mensagem):

La vamos nos. Caso naum tenham percebido, tb gosto de discutir :-)

| 1) Paradigma. Mudar de paradigma é MUITO difícil. E falo isso da minha
| experiência enquanto professor (da rede estadual de MG, Kov, sei bem o que
| a sua mãe passa...  8-) ). Quando você lida com alunos, você está
| trabalhando mudanças conceituais o tempo inteiro com eles. Basta um
| professor ter ensinado uma bobagem qualquer para eles e aquilo se torna A
| verdade.

E eh precisamente por isso que estou *apelando* para os gerentes de cursos de
informatica a ensinarem como se usa "uma" aplicacao, naum somente "a"
aplicacao. Depois do mal ter sido feito, uma grande quantidade de
investimento por um usuario bastante resiliente deve ser feito para que ele
escape das "engrenagens da dominacao" (Nossa! Como estou poetico hoje!!).

<snip>
| Colegas, a grande maioria das pessoas acham que
| o Windows É o computador. Já vi casos de pessoas em pânico, porque como o
| Windows deu um pau qualquer elas achavam que ter iam que trocar alguma peça
| no computador.

Precisamente. O que falta eh ensinar a pensar. Naum estou dizendo isso somente
com relacao aos cursos de informatica. Estou falando no geral.

| Daí a brilhante colocação do Rogério que falou que os
| REALMENTE leigos (ou seja, aqueles que nunca mexeram ou mexeram pouco no
| Windows) se acostumam bem mais facilmente ao GNU/Linux. Eles ainda não
| construiram todos aqueles "algoritmos mentais" pra fazer o serviço que eles
| querem.

Bem... pelo menos dois (voce e o Rogério) entenderam do que estava falando com
a ideia de relativismo do termo "user-friendly". Jah ganhei meu dia.

| 2) Marketing.
<snip>

Concordo com tudo. Naum temos (por razoes obvias) o poder de penetracao que
uma gde corporacao como a de Redmond pode ter. Eh impossivel que
"contratemos" policias da informatica (como a ABES) para fazer o trabalho
sujo por nos.

A pergunta que fica no ar eh: queremos mesmo fazer o trabalho sujo? Acredito
que a comunidade, como um todo, pensa que naum (apesar de alguns acharem que
sim). Daih entra o que nos estavamos discutindo: naum adianta gerar um
Lindows (que faz tudo como root para deixar o poder na mao do usuario padrao
do computador) soh para entrar no mercado. Se vamos realmente para o mercado,
entaum eh pq somos diferentes. Se somos diferentes eh isso que o usuario
quer. Vamos dar a eles a diferenca.

Obvio! Concordo que muito avancamos, mas tb concordo que falta avancar muito
em termos de interface com o usuario (principalmente a instalacao). Mas as
coisas estao vindo... devagar e sempre.

| 3) Passividade:
<snip>
| Computadores não são
| televisões, não são máquinas de escrever, não são lavadoras de roupa. São
| máquinas complexas e para lidar com elas é bom ter um mínimo de
| complexidade. Isso não é complicar, é ampliar os horizontes. Quantas
| pessoas não sabem, por exemplo, programar o seu vídeo-cassete? E não vejo
| nenhuma discussão sobre fazer com que ele se torne mais "amigável".

Exato! A maioria das pessoas naum quer nem saber. Estao acostumados com o
paradigma. "E daih se meu Windows (geralmente referido como "computador")
trava de vez em quando? Naum tem nada melhor mesmo".

Eu resumi isso num post anterior com o chavao: "Naum dah para fazer omeletes
sem quebrar alguns ovos". O ponto eh: precisamos comecar! Nos!!! Isso mesmo!
Nos. Naum podemos pedir para que um cara qualquer que naum entende nada do
assunto comece. Nos temos de comecar! Todos reclamaram qdo o governo resolveu
adotar a prescricao obrigatoria dos medicamentos genericos. Muito lobby de
empresas farmaceuticas teve de ser quebrado. Mas hoje, para meu deleite
pessoal, pois isso foi uma vitoria da classe medica como um todo, tem uma
infinidade de Joao-das-Couves pedindo medicamento generico.

Eh como o Michael Douglas (no papel de presidente dos EUA) falou no filme Meu
Querido Presidente: "No deserto, os eleitores naum vao comer areia pq naum
tem agua. Vao come-la porque naum sabem a diferenca".

Nosso papel eh mostrar a diferenca. Uma vez que as coisas estiverem claras, eh
dificil naum escolher o Software Livre. Mesmo com toda a campanha de FUD que
estamos sofrendo.

| 4) O mito da dificuldade.
<snip>
| E detesto
| porque são restritivos, por tirar a liberdade de usá-los de uma maneira
| diferente.
<snip>

Eh isso aih! Eu comprei o computador! Paguei por uma mercadoria. Ela eh minha,
naum eh mesmo? Pq deveria "pagar aluguel" para a M$ para usa-lo? Quem
instituiu a M$ como "governo da informatica"? Eh um absurdo! Qdo compro um
winmodem, estou jogando fora as chaves das minhas proprias algemas!

Eh o que quis dizer com o "paradoxo do escravo feliz". Alguem jah ouviu falar
em felicidade sem liberdade? Quero dizer real felicidade, naum aquela que nos
tentam vender junto com a caixa do WinXP (que, por sinal, precisa ser
renovada a cada ano).

<snip>

Go GNU, get'em!

[]s

Pablo

P.S.: Com um extremo sentimento de felicidade, daqueles que soh se consegue
quando passa na cabeca um letreiro que diz "Alguem entendeu!".
--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>
GnuPG Key ID 268A084D at search.keyserver.net
Webpage: http://people.debian.org/~spectra/