Re: Iniciando novos usuários era: Esclarecimentos sobre Linux evitam decepções nos novatos

Olah!

Em Seg 25 Nov 2002 19:03, Vitor Souza escreveu:
<snip>
| 	** A interface com o usuário é uma coisa muito importante para que um
| software seja amplamente aceito e usado, e acho que é isso que queremos
| que aconteça com o Debian e com o Linux em geral. No "universo open
| source", muitas vezes ela é negligenciada. O produto deve se adaptar
| mais ao usuário do que o contrário. Algumas vezes, a pessoa não tem
| capacidade ou tempo para desenvolver certas habilidades. **

Concordo. O problema estah na tenue linha que separa a adaptacao do software
ao usuario e a adaptacao do usuario ao software. Acho que os usuarios devem
aprender um pouco mais do que percebo q estao aprendendo hoje em dia. Para
tudo, digo, mesmo para o rWindows. O fato do rWindows naum reclamar que o
usuario naum tenha aprendido o que deveria aprender naum eh desculpa para que
facamos o mesmo com o GNU/Linux soh para ganhar mercado. Alias, eh nessas
horas que mais agradeco ao Ian por ter feito do Debian uma distro
naum-comercial.

| 	Acho que um aspecto interessante dessa discussão toda é que as pessoas
| possuem pontos de vista bastante diferentes, desde aquele que acha que o
| Linux só serve para quem tem muito tempo livre até aquele que acha que
| está pronto para qualquer um usar. É bom que a comunidade seja formada
| por pessoas diferentes, pois no final o produto acaba abrangendo mais
| gente.

Concordo. Sempre defendi a pluralidade. Acho que eh a parte mais importante de
uma sociedade. Se todos pensassemos da mesma forma desde sempre, naum
teriamos avancado tanto enquanto especie.

| 	Acho que nem preciso dizer, mas só pra desencargo de consciência: eu
| prefiro o Debian ao Windows, ok? :)

Nunca duvidei disso.

Quanto ao mercado do desktop, um subprojeto do Debian foi lancado hah pouco
para torna-lo mais proximo dos usuarios que estao acostumados com o Windows.
Chama-se debian-desktop. Deh uma olhada no google (naum lembro a URL). Se
tiver tempo, dah um help! Eles taum precisando!

<snip>
| P.S. bem OFFTOPIC: Frederico, você falou das pessoas que "comem luz"
| como uma coisa "impossível". Um amigo meu, que é pesquisador, disse que
| o negócio tem fundamento. Eu não sei de nada, mas aconselho que dê uma
| pesquisada antes de desmentir tudo.

Hm. Se existem pessoas capazes de comer luz, elas deveriam ser verdes e ter
raizes. :-)

Serio agora: Sou um cetico por definicao. Enquanto naum me mostrarem essa
pessoa naum vou jogar fora toda a ciencia que a humanidade desenvolveu nos
ultimos 2000 anos para abracar um absurdo desses.

Nesses assuntos, prefiro usar o principio da famosa "navalha de Occam". Esse
principio eh a aplicacao pura do bom senso. Ele diz o seguinte: "Se vc tem
duas possibilidades que explicam o mesmo fato, a que mais se aproxima da
verdade tende a ser a que parece mais simples". Entaum, o que te parece mais
simples: que pessoas "comam luz", ou que tenham um metabolismo extremamente
baixo e possam se alimentar de suquinhos e tal (naum sem prejuizos para a
estrutura ossea ou muscular a long prazo, claro!)?

[]s

Pablo

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>