Re: Remover um HD sem reinstalar o sistema

Felipe de Fraga Roman <roman@ulbra.br> writes:

> Pessoal,

Olá Felipe.

> [...]
> ver
> abaixo espaço tem para fazer isso:
>
> acs:/etc# df -k
> Filesystem           1k-blocks      Used Available Use% Mounted on
> /dev/sda2              3612272     53132   3375600   2% /
> /dev/sdb2              2522076    565964   1827996  24% /usr
> /dev/sdb3              4965096     82112   4630764   2% /var
> /dev/sdc1              4032124       112   3827184   1% /home
>
> se eu entendi isso significa que eu tenho 3 HDs
> sda, sdb, sdc sendo que o sdb possui duas partições ?

Não.

A saída de df não reflete, não necessariamente, as partições do dispositivo. Para tanto, use

# fdisk /dev/sda

opção p: exibe estrutura de particionamento
opção q: saída "segura"

(de modo análogo, para sdb e sdc). df te dá informações sobre os arquivos de sistema (filesystems): e nem toda partição tem um fs (sdb1 é uma partição de swap, veja o seu fstab).

> tb não tenho certeza mas acredito que o que está com problema é o sdb

Que problema? Partição corrompida? Não acessas os dados?

> a dúvida é o seguinte, crio um diretório dentro do / por exemplo e copio
> todo o conteúdo do /var e /usr para dentro ou vai ser preciso reparticionar
> o HD que vai receber os arquivos ?

Não é preciso reparticionar. Use o parted para fazer as cópias das partições

# apt-get install parted

para as docs

# apt-get install parted-doc

> No linux tem como reparticionar sem perder arquivos ?

Sim. Parted!

> [...]
> /dev/sdb1       none            swap    sw                      0       0
> proc            /proc           proc    defaults                0       0
> /dev/fd0        /floppy         auto    user,noauto             0       0
> /dev/cdrom      /cdrom          iso9660 ro,user,noauto          0       0
> /dev/sdb2       /usr    ext2    defaults                        0       2
> /dev/sdb3       /var    ext2    defaults                        0       2
> /dev/sdc1       /home   ext2    defaults                        0       2

Supondo :

1) sda2 é a partição root na qual /usr e /var foram copiadas
2) sdc1 permanece sendo a partição cujo conteúdo deve ser montado sob /home

então,

onde está sua partição de swap? Segundo fstab, é sdb1. Mas, sdb é o hd que será retirado certo? No dois hd's que restam, há partições de swap? (fdisk é seu amigo). Tem que haver. Do contrário, é necessário o reparticionamento, ainda que não-destrutivo (o parted faz isto, mas fique muito atento)

> obrigado pela ajuda, se puderem me indicar documentação sobre o assunto
> ficaria
> grato

parted-doc (em inglês)

Não deixe de retornar, com dúvidas, novos dados, para que possamos te ajudar.

té + v

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk

Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!